Nota pelo falecimento da companheira e ex-presidenta do ANDES-SN, Marinalva Oliveira
Parafraseando Bertolt Brecht, as pessoas imprescindíveis são as que lutam toda uma vida. Com extremo pesar, a Coordenação da ADUNEB informa o falecimento da baiana, companheira de lutas e ex-presidenta do ANDES-SN, professora Marinalva Silva Oliveira, nesta sexta-feira (27), no município de Niterói (RJ).
Natural da cidade de Caravelas, ela era uma mulher forte, de fala e posições firmes, mas ao mesmo com um olhar que transbordava ternura. Marinalva Oliveira foi presidenta do ANDES-SN no biênio 2012 / 2014. Porém, antes desse período e também após, nunca se afastou das lutas, sendo base ativa do Movimento Docente nas greves e demais mobilizações em defesa dos direitos da categoria docente e da educação pública superior.
A professora teve grande participação das históricas greves nacionais da categoria docente, de 2012, que durou quatro meses, e de 2015, com duração de cinco meses. Marinalva foi uma das principais articuladoras da conquista dos espaços de recreação infantil nos Congressos e Conads do Sindicato Nacional. Assim, mães e pais, de filhos pequenos, passaram a participar das atividades com a certeza das crianças acolhidas e protegidas. Entre outras ações, ela também foi protagonista na luta contra o capacitismo que é qualquer tipo de discriminação às pessoas com deficiência física, intelectual ou sensorial.
A militante histórica do ANDES-SN era graduada em Psicologia e tinha mestrado, em Teoria e Pesquisa do Comportamento, pela Universidade Federal do Pará. Tornou-se doutora em Psicologia Experimental pela USP. Atualmente, realizava a docência na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação. Coordenava o Laboratório de Inclusão, Mediação simbólica, desenvolvimento e aprendizagem (LIMDA). Sua principal área de pesquisa era em desenvolvimento e construção de conhecimento em crianças com Síndrome de Down, com suporte na Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. Além disso, possuía trabalhos relacionados às políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência intelectual.
Companheira Marinalva Oliveira, hoje e sempre, presente!
Coordenação Executiva ADUNEB