Notícias

Ato Contra o Genocídio: repúdio à violência policial e racial



O movimento negro, entidades de direitos humanos, sindicatos, associações populares, ambientalistas e todas as instâncias da sociedade que clamam contra a violência e o genocídio que assola o estado da Bahia, estarão mobilizados na capital e em cidades do interior nesta terça-feira (27). Em Salvador a ação é organizada pelo Movimento Negro Baiano e a concentração acontece no antigo Bahia Hall, na Avenida Paralela, às 8h. Em Juazeiro, sob organização da Articulação Compir Quilombola, da Frente Negra do Velho Chico, do NEAFRAR e da Unegro, manifestantes irão se concentrar também às 8h, em frente a sinaleira do Banco do Brasil. O ato acontece no dia em que completa um mês da morte do quilombola William Barros, da comunidade do Alagadiço, situada na região. 

Os atos de rua visam chamar a atenção para os índices alarmantes de violência e cobrar do Governo Estadual e das demais instâncias de poder o redirecionamento da política de segurança pública e do meio ambiente. O movimento busca lutar contra a violência policial e racial; por justiça por Mãe Bernadete e Binho; pela CPI do genocídio da população negra; por justiça por todas as vítimas da violência no Estado; em defesa das comunidades tradicionais e áreas de proteção ambiental; e contra a especulação mobiliária e grilagem no campo e nas cidades.  

A ADUNEB reconhece a importância das mobilizações e conclama a todas e todos para que participem dos atos em suas cidades! Além disso, a seção sindical está em plena articulação de um Ciclo de Debates sobre Violência Policial e Resistência de Comunidades Tradicionais, considerando que se faz necessário aderir e realizar ações de enfrentamento junto à pesquisadores, docentes, discentes e movimentos sociais e populares.