Divulgadas no DOE mais 17 promoções docentes
Neste sábado (09) o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou mais 17 promoções docentes. Com isso, de julho a setembro, chega-se a marca de 304 implementações. A ADUNEB ressalta que essa é uma luta política que vem sendo travada há anos, ganhando forma sistemática a partir de 2019, e que permanece sendo uma das frentes de sua luta sindical.
Os contingenciamentos instaurados pela SAEB por longos períodos, vem sendo pauta incessante da ADUNEB. Para buscar a garantia desse direito foram realizadas, nos últimos cinco anos, inúmeras articulações e enfrentamentos, por exemplo, com a Reitoria da UNEB e PGDP e com o Governo do Estado em suas diversas instâncias como SERIN, SEC e SAEB. Além disso, fortaleceu-se a luta conjunta de todas as UEBAs pela implementação das promoções.
Das 17 conquistadas agora, 03 são de auxiliar para assistente; 03 são de auxiliar para adjunto; 3 de adjunto para titular; e 08 de assistente para adjunto. O marco temporal para o pagamento retroativo será a data em que cada uma das implementações foi recebida na PGDP. A seção sindical também está trabalhando no acionamento judicial para que o pagamento retroativo corresponda à data em que o docente cumpriu os requisitos para a promoção. Na mesma direção, a ADUNEB já possui dois outros processos judiciais em andamentos, nas quais exige o pagamento das diferenças retroativas das promoções indevidamente contingenciadas.
A ADUNEB seguirá atenta ao compromisso firmado pela Reitoria com a categoria docente no que se refere, zerada a lista contingenciada, à seguir agora implementando as promoções conforme o fluxo e a lista de protocolos e processos. Destaca, ainda, que a luta sindical não pode arrefecer e que é preciso que todas e todos estejam atentos e dialogando com o sindicato para que seja possível seguir construindo a luta de forma coletiva e em defesa do coletivo!