Notícias

Solidariedade às/aos docentes da rede estadual de educação com salários cortados pelo governo



 A luta por direitos está prevista na Constituição Federal e não deve ser punida ou criminalizada. A Coordenação da ADUNEB manifesta solidariedade de classe às/aos professoras/es da rede estadual de educação, que tiveram parte significativa de seus salários de agosto cortados, pelo governador Jerônimo Rodrigues, devido a um protesto com paralisação de oito dias.

A paralisação, estratégia legítima da luta sindical, ocorrida entre os dias 17 e 24 de agosto, foi no momento em que aquela categoria docente reivindicava o pagamento dos juros de mora dos precatórios do FUNDEF - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério. 

Segundo a denúncia das/os docentes indignadas/os, parcela dessas/es teve mais de R$ 800 descontados do contracheque. A indignação torna-se ainda maior pois, da mesma maneira que acontece nas greves da UNEB, posteriormente ao protesto, os dias paralisados de trabalho são repostos, o que garantem os 200 dias letivos acordados em lei.

Ao mesmo tempo em que se solidariza com as/os docentes da rede estadual, a ADUNEB posiciona-se de maneira crítica à postura autoritária do governo estadual, que prejudicou mais de 20 mil professoras/es. Mães e pais de família sem condições de saldar todos os seus compromissos financeiros neste mês.

A ADUNEB ressalta que o governador Jerônimo Rodrigues, que agora pune e intimida reivindicações de educadoras/es, teve a sua origem profissional na categoria docente, como professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.
 
Coordenação Executiva ADUNEB