ADUNEB convoca categoria para o 29º Grito das Excluídas e dos Excluídos
Mantendo a tradição, a ADUNEB participará do 29º Grito dos Excluídos e das Excluídas, no dia 7 de setembro. Este ano o ato tem como tema "Você tem fome e sede de quê? Vida em primeiro lugar!". A seção sindical convoca a categoria docente a aderir aos atos em Salvador e nas diversas cidades do interior. Em Salvador, a concentração está marcada para às 8h30, no Campo Grande.
A orientação da ADUNEB é que a categoria se incorpore aos atos locais em todo o estado da Bahia. O objetivo é reafirmar a luta que vem sendo travada pela seção sindical, juntamente com as associações docentes das demais UEBAs, pelos direitos da categoria docente do Ensino Superior do Estado. Entre as principais reivindicações que conduzirão a participação da ADUNEB no Grito estão a abertura de negociação sistemática com a categoria por parte do Governador do Estado Jerônimo Rodrigues, o reajuste salarial e a ampliação do montante de recursos das Universidades Estaduais da Bahia para 7% da RLI.
O Grito
O Grito das Excluídas e Excluídas teve início em 1994, a partir do processo da 2ª Semana Social Brasileira, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Segundo a organização do evento, a data de 7 de setembro foi escolhida justamente para se fazer um contraponto ao Grito da Independência. A atividade, realizada em âmbito nacional, é composta por pessoas, entidades e movimentos sociais comprometidos com as causas dos segmentos da sociedade excluídos.