ADUNEB prestigia a III CONFCOTAS
A ADUNEB participou, nesta segunda-feira (21), da abertura da III Conferência de Estudantes Cotistas (CONFCOTAS) da UNEB. O evento será realizado até a próxima quarta-feira (23), em um hotel do bairro Itaigara, em Salvador. A seção sindical foi representada pela professora Iris Verena Oliveira, Coordenadora da pasta de Gênero, Etnia e Diversidade da entidade. A atividade bianual é organizada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) e tem como finalidade reunir estudantes para a troca de experiências, a articulação entre os coletivos e o fortalecimento das políticas voltadas ao segmento discente.
Na CONFCOTAS cerca de 200 estudantes cotistas negras/os, indígenas, quilombolas, ciganas/os, transexuais, travetis, transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e altas habilidades debatem temas como: "Cotistas campesinos, Indígenas e quilombolas e mecanismos de permanência assertivo"; "Permanência Cotista"; "Questão racial no âmbito acadêmico"; "Movimento estudantil"; "Sistema de Cotas"; "Enfrentando o Assédio"; "Maternidade e Universidade".
Segundo Iris Oliveira, além de contribuir com um extraordinário espaço para a construção de políticas públicas para a comunidade estudantil, a participação da ADUNEB no evento também é uma maneira de reiterar a importância da seção sindical em processos decisórios, a exemplo da elaboração da resolução sobre cotas para concursos docentes. Iris adverte: “Até o momento, a ADUNEB não foi chamada para produzir conjuntamente com a gestão central as normativas que podem evitar novos constrangimentos à universidade frente aos movimentos sociais, nos próximos concursos”. A professora complementa: “São 21 anos de cotas para discentes, mas ainda temos a tarefa de avançar também na política de ações afirmativas para a categoria docente”, finaliza.