ADUNEB marca presença no IX CBPN
A ADUNEB, apoiadora do IX Congresso Baiano de Pesquisadores(as) Negros(as), marcou presença no evento que teve início nesta quarta-feira (26) e se encerra hoje, sexta-feira (28), no campus da UNEB em Conceição do Coité. Iris Verena de Oliveira, Coordenadora de Gênero, Etnia e Diversidade está participando do Congresso e representando a seção sindical no evento que conta com uma programação composta por grupos de trabalho, mesas redondas, performances artísticas e que reúne pesquisadoras e pesquisadores, a comunidade docente e discente de ensino superior e da educação básica, além de representantes de movimentos sociais.
Com o objetivo de refletir sobre a inserção qualificada das comunidades negras na sociedade brasileira, o congresso, sob a perspectiva de Iris, está possibilitando momentos de práticas culturais e diálogos de acesso ao que está sendo produzido nos âmbitos da pesquisa e da prática nos cotidianos das universidades e escolas públicas a partir do contato direto com estudantes e professoras(es). "Está sendo um momento de troca de máxima importância para a categoria e para as pautas antirracistas e a ADUNEB não poderia ficar de fora de um momento como esse", complementou.
Nesse sentido, Ubiraci Matildes, assessora da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), também presente no congresso, enfatizou que a realização dessa atividade chega no momento certo de reconstrução das políticas públicas para a população negra. "Ou as instâncias começam a misturar as suas capacidades intelectuais e de saberes em função de uma gestão pró-população negra ou vamos vivenciar mais alguns anos de extermínio dessa população", enfatizou Ubiraci.
Platéia atenta às discussões do Congresso
Iris Verena de Oliveira destacou que a participação da ADUNEB ao IX CBPN demarca o apoio às pautas raciais que vem sendo defendidas pela seção sindical. Reitera também a postura de valorização do corpo docente da universidade e de pesquisadoras e pesquisadores negros, que vem pautando essa questão há algum tempo dentro da universidade, contando com a seção sindical como aliada da categoria na luta.
Sobre o IX CBPN
Realizado pela Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia (APNB), instituição civil sem fins lucrativos, fundada em 2004, o evento acontece de 26 a 28 de julho no Departamento de Educação da UNEB Campus XIV, localizado em Conceição do Coité. Com o tema "Ecologia de Saberes Ancestrais Afrodiaspóricos - Aquilombamentos da Mata à Caatinga: linguagens, memória, ciência e artes", o congresso propõe refletir sobre a inserção qualificada das comunidades negras na sociedade brasileira. Para isso, reúne pesquisadoras negras e e pesquisadores negros de diversas regiões da Bahia, buscando fortalecer a luta pela ampliação de políticas reparatórias e pela democracia.