A Coordenação da ADUNEB prorrogou, até esta quarta-feira (26), as inscrições para a Marcha das Margaridas 2023. A seção sindical organiza uma caravana de docentes filiadas/os para participar da Marcha 2023, em Brasília, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto. Essa será a 7ª edição do evento que é considerado a maior ação latino-americana protagonizada por mulheres do campo, das florestas e das águas. A atividade que acontece a cada quatro anos terá como lema “Margaridas em Marcha pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”. Na ocasião, além da troca de experiências e de dialogar sobre os processos organizativos para o fortalecimento da luta, o Movimento entregará uma pauta de reivindicações e propostas de políticas públicas para o Presidente Lula.
O ônibus sairá de Salvador na segunda-feira (14) e retornará da Capital Federal na quinta-feira (17). Alimentação e hospedagem estarão incluídas na caravana. Docentes filiadas/os interessadas/os em participar devem enviar e-mail à ADUNEB (aduneb@aduneb.com.br) até o final do dia 26 de julho. As vagas são limitadas e as inscrições obedecerão a ordem de chegada das mensagens no endereço eletrônico da ADUNEB.
Sobre a Marcha
A agricultora Margarida Alves tornou-se uma das mais conhecidas lideranças sindicais do país e, devido ao seu protagonismo nas lutas, foi assassinada em 1983. Ela era presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande (PB). A coragem de Margarida a fez mover mais de cem ações trabalhistas contra as usinas locais. Entre as pautas do sindicato estavam a contratação com carteira assinada, o pagamento do 13º salário e o fim do trabalho infantil no corte de cana. A tragédia deu origem a Marcha das Margaridas que a cada quatro anos reúne, em Brasília, milhares de mulheres de todas as regiões do país.
Venha contribuir com a força do feminismo em movimento! Para a construção de um novo mundo e um novo tempo!