ADUNEB é apoiadora do IX CBPN
Sempre atenta e parceira de ações desenvolvidas por movimentos sociais, por instituições de educação e outras entidades que propõem discussões de questões contemporâneas da nossa sociedade, a ADUNEB apoia o IX Congresso Baiano de Pesquisadores(as) Negros(as). Realizado pela Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia (APNB), instituição civil sem fins lucrativos, fundada em 2004, e com coordenação da Profa. Dra. Irenilza Oliveira, o evento será realizado de 26 a 28 de julho no Departamento de Educação da UNEB Campus XIV, localizado em Conceição do Coité. As inscrições para ouvintes estão abertas até amanhã, sábado (15), e devem ser realizadas clicando aqui.
Com o tema "Ecologia de Saberes Ancestrais Afrodiaspóricos - Aquilombamentos da Mata à Caatinga: linguagens, memória, ciência e artes", o congresso propõe refletir sobre a inserção qualificada das comunidades negras na sociedade brasileira. Para isso, irá reunir pesquisadoras negras e e pesquisadores negros de diversas regiões da Bahia, buscando fortalecer a luta pela ampliação de políticas reparatórias e pela democracia. O IX CBPN é um momento de articulação entre pesquisadores/as negros/as em grupos de trabalho, mesas redondas, lideranças dos movimentos sociais do Território do Sisal e vai envolver também docentes e alunos/as da educação básica.
Para Íris Verena de Oliveira, Coordenadora da pasta de Gênero, Etnia e Diversidade da ADUNEB, apoiar essa iniciativa significa, mais uma vez, reiterar a postura política e o compromisso da seção sindical com a luta contra as desigualdades raciais e de gênero, que atravessa a vida de mulheres negras baianas.
Mais informações sobre o congresso clique aqui.