Notícias

Fórum das ADs realiza reunião ampliada com a categoria docente



 Docentes da UNEB, UEFS, UESC e UESB estiveram reunidos em Salvador, neste sábado (1º), para uma reunião ampliada com a finalidade de discutir os planos de luta da categoria e o fortalecimento do movimento docente. Em pauta estiveram análises de conjuntura que deram conta dos contextos das UEBAs, do seu papel na interiorização da educação superior na Bahia e das dificuldades e dos desafios por elas enfrentados; a relação com os governos; e também uma análise financeira das receitas do Governo, demonstrando que o achatamento dos salários de servidores públicos do Estado da Bahia têm sido uma decisão política e não econômica.

A resistência e a organização do movimento docente, as conquistas e a forma democrática da construção da luta conduziram o debate. Além das discussões sobre o reajuste salarial e da abertura da mesa de negociação do governo com as associações docentes, a categoria também pontuou outras questões importantes. Entre elas, a qualidade de atendimento do PLANSERV e a saúde docente, condições de trabalho, transporte, previdência estadual e a necessidade da sistematização de dados e de ações voltadas à permanência estudantil e ao impacto da pandemia nas universidades estaduais.

A ADUNEB participou da reunião com docentes de diversos campi como Salvador, Camaçari, Caetité, Ipiaú, Guanambi, Barreiras, Eunápolis e Itaberaba.  Para a professora Núbia Maria de Brito, do campus de Caetité, a reunião foi um importante passo para o fortalecimento da luta, reunindo as quatro UEBAs. Destacou também as especificidades da Universidade do Estado da Bahia, em relação às demais universidades, por seu caráter multicampi, cujas diferenças deveriam ser compreendidas também pelo governo ao tratar de pautas importantes como as promoções e o regime de dedicação exclusiva. “A luta nos fortalece! Estamos retrocedendo, muitas das nossas conquistas estão se perdendo e o pior é ver isso acontecer em governos que se intitulam 'de frente', agora, por exemplo, com um Governador que se diz nosso colega”, declarou a professora.
 
Representações da ADUNEB na reunião ampliada

Para Clóvis Piáu, Coordenador Geral da seção sindical a reunião ampliada significa, entre muitas coisas, dialogar diretamente com a base das quatro ADs, dando materialidade ao movimento sindical para que ele seja cada vez mais propositivo na busca de avançar nas pautas da categoria. “Nas reuniões ordinárias do FAD temos a representação de cada um dos sindicatos, que levam os posicionamentos da base. Mas, nesse formato ampliado, derrubamos qualquer fronteira, fazendo um momento de aproximação, discussão e reposicionamento de nossos sindicatos”, completa.

Lilian Marinho, professora da UNEB Campus I, destacou a importância do compartilhamento de dados e da análise de conjuntura, que favorecem a organização da luta. Pontuou, também, o quão fundamental foi realizar a reunião no dia que antecedeu as comemorações ao 2 de Julho, Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Fazendo relação da luta docente com essa data importante e significativa da história brasileira, a professora diz que a independência precisa ser reinventada, ou, pelo menos, atualizada. Que se mulheres e homens lutaram com as armas daquela época, nos dias atuais, as armas são também de nosso tempo e momento. “O corneteiro Lopes, aquele que fez avançar a tropa, é hoje o que os sindicatos fazem, permitindo que a nossa categoria avance!”, finaliza professora Lilian Marinho.