Solidariedade ao deputado estadual Hilton Coelho pela ameaça sofrida e tentativa de intimidação
A ADUNEB manifesta irrestrita solidariedade ao companheiro de lutas e deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na sexta-feira (16), ameaças por telefone. Na ligação, atendida por uma assessora do parlamentar, a voz anônima afirmava saber que o mandato de Hilton estava denunciando policiais.
Segundo nota divulgada à imprensa pelo deputado estadual, a ameaça teria ocorrido como consequência da atuação do mandato de Hilton Coelho em Nova Soure. No citado município, na quinta-feira (15), Estevão da Costa Rodrigues, que era postulante a pré-candidato à prefeitura da cidade foi assassinado, em via pública e durante o dia, com um tiro de escopeta calibre 12. Ainda segundo a nota, Estevão vinha sendo ameaçado de morte por denunciar grupos de extermínio na região, e gravou vídeo relatando as ameaças. Desde o dia 24 de maio, ele mantinha contato com Hilton Coelho, que é da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da ALBA e vinha solicitando documentos e fazendo diligências sobre o caso.
Para a ADUNEB, a ameaça contra Hilton Coelho, que se configura como crime político, tem o objetivo de tentar calar mais uma das vozes que luta contra crimes relacionados aos Direitos Humanos e por bandeiras progressistas da sociedade. A seção sindical reivindica célere e assertiva atuação dos poderes públicos constituídos na investigação e punição dos culpados, tanto na ameaça sofrida pelo parlamentar quanto no assassinato de Estevão da Costa Rodrigues.
Coordenação Executiva ADUNEB