ADUNEB participa de reunião do Fórum das ADs para debater estratégias de organização da luta
A ADUNEB participou da reunião ordinária do Fórum das ADs (FAD), realizada nesta quarta-feira (14) na sede da seção sindical, no Campus da UNEB de Salvador. Entre os assuntos debatidos pelas representações sindicais, estavam as novas estratégias de organização da luta para a reivindicação da pauta 2023 da categoria docente. Pela ADUNEB estiveram presentes o Coordenador Geral, Clóvis Piáu, e a Coordenadora de Formação Político-Sindical e Relações Intersindicais, Maria Izabel Lopes de Araújo.
As/os professoras/es do Fórum das ADs, composto por integrantes da ADUNEB, ADUFS, ADUSC e ADUSB, avançaram na construção da reunião ampliada das quatro Associações Docentes, que acontecerá em Salvador, em 1º de julho. A atividade foi denominada preliminarmente como “Atualização do Plano de Lutas: as UEBAs no Cenário da Formação Superior no Estado da Bahia”. Entre os objetivos estão a ampliação as discussões do FAD ao conjunto do Movimento Docente e, a partir do debate, propor novos encaminhamentos para a ação política. Em breve, as seções sindicais farão ampla divulgação à categoria sobre o evento e como participar.
Cortejo 2 de Julho
A participação do Movimento Docente das UEBAs no Cortejo 2 de Julho também foi assunto da reunião. A proposta deste ano, em que será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, é a organização de uma coluna com a participação de trabalhadoras/es de vários sindicatos do serviço público estadual. A intenção é a reivindicação das pautas que os unificam. Na reunião desta quarta-feira, foram discutidos assuntos relacionados à logística e estratégias que viabilizem a luta unificada. Leia aqui as orientações da ADUNEB de como participar.
S.O.S. Planserv
Durante a reunião, a ADUNEB também expôs ao Fórum das ADs as ações e reivindicações do S.O.S. Planserv, um coletivo formado por centenas de servidoras/es públicas/es da Bahia, de diversas áreas, que por meio da organização coletiva tentam pressionar o governo estadual por melhorias ao citado plano de saúde. A seção sindical participou de uma reunião do S.O.S. Planserv na última terça-feira (13) (leia aqui).