Moção de Apoio e Solidariedade às comunidades indígenas da Bahia
A ADUNEB, por meio da deliberação da sua Assembleia Geral Docente, vem a público manifestar Moção de Apoio e Solidariedade às comunidades indígenas da Bahia, que realizarão o Acampamento Terra Livre - ATL Bahia 2023. O evento acontecerá em Salvador, entre os dias 12 e 16 de junho.
O ATL Bahia é considerado o maior espaço de mobilização indígena do estado. Em sua 5ª edição, a expectativa é que o evento seja ainda mais importante que os anteriores. A ADUNEB apoia a organização da atividade para que juntos, os 30 povos da Bahia possam avançar em suas reivindicações, sobretudo, nas pautas relacionadas à Saúde, Educação Escolar Indígena e Demarcação dos Territórios. É a partir da união, fortalecimento da luta e maior poder de organização que será possível superar as ameaças impostas por grupos empresariais e políticos ligados ao agronegócio, à mineração, ao turismo irresponsável e à exploração da terra.
Solidariedade
Ao mesmo tempo em que apoia a realização do ATL Bahia e reconhece sua importância estratégica na defesa dos direitos dos povos originários, a ADUNEB solidariza-se com as comunidades indígenas do extremo-sul baiano, novamente atacadas por grupos que supostamente seriam pistoleiros contratados.
No último dia 30 de maio, mesmo dia em que a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei sobre o Marco Temporal da ocupação de terras por povos indígenas (PL 490/07), a comunidade Pataxó da aldeia Várzea da Palmeira, no território de Barra Velha, região de Porto Seguro, foi atacada. Segundo relatos das testemunhas, os disparos de arma de fogo teriam vindo de um caminhão e seis caminhonetes. Na mesma região, em janeiro, os jovens Samuel Cristiano do Amor Divino e Nawir Brito de Jesus foram assassinados a tiros em um trecho na BR-101. Em setembro do ano passado, na Terra Indígena Comexatiba, Gustavo Pataxó, de apenas 14 anos, também teve a vida ceifada.
Pelo direito à vida e à terra! Todo apoio aos povos originários.
Salvador, 07 de junho de 2023
Coordenação Executiva ADUNEB