Notícias

ADUNEB participa de solenidade em comemoração aos 40 anos da UNEB



 A ADUNEB marcou presença na solenidade histórica que celebrou os 40 anos da Universidade do Estado da Bahia e, ainda, o recredenciamento da universidade enquanto instituição estadual de ensino público superior. O evento aconteceu nesta quinta-feira (01), no teatro do Campus de Salvador, e reunião mais de 500 pessoas. Entre as autoridades presentes estavam a Secretária Estadual da Educação, Adélia Pinheiro, a Reitora da UNEB, Adriana Marmori, a Vice-Reitora, Dayse Lago, o Presidente do Conselho Estadual de Educação, Paulo Nacif, o ex-Reitor da UNEB, José Bites e a liderança nacional do MST, Eliane Oliveira. A ADUNEB foi representada pelo seu Coordenador de Assuntos Jurídicos, Institucionais e de Aposentadoria, professor Sérgio Guerra.  

Para o recredenciamento da UNEB foi realizada no teatro da universidade uma sessão pública especial do Conselho Estadual de Educação, momento em que foi votado o parecer favorável ao recredenciamento. Os discursos de várias autoridades, assim como de membros da comunidade acadêmica, trouxeram mensagens que reforçaram a importância da UNEB na interiorização da educação pública superior e na democratização do conhecimento, auxiliando na formação e no desenvolvimento de todas as regiões da Bahia.

Em um discurso carregado de emoção, a Reitora Adriana Marmori afirmou que a grandeza da UNEB é construída pelas/os integrantes da comunidade acadêmica, tanto atuais quanto aos que contribuíram no decorrer das quatro décadas de história. “Eu quero reconhecer a importância de todas essas pessoas, que também nos antecederam e deixaram suas contribuições em diferentes espaços, tanto na sala de aula quanto nos cargos de gestão, na área administrativa. Todas aquelas que conseguiram imprimir na UNEB a defesa de universidade pública”, ressaltou a Reitora.

Respeitado e integrante histórico do Movimento Docente, o professor Sérgio Guerra declarou o orgulho em participar da solenidade e representar a ADUNEB.  Como docente aposentado, ele falou da satisfação de ter atuado por décadas na universidade que cobre todo o estado da Bahia, fato que a diferencia das demais universidades estaduais locais. “A Bahia é do tamanho da França, portanto, a UNEB é uma instituição pública de ensino que cobre o tamanho da França”. O coordenador da seção sindical finalizou reforçando uma fala da vice-reitora: “Precisamos continuar unebiando a Bahia”.

Leia aqui a nota da ADUNEB em homenagem 40 anos da UNEB.