ADUNEB convoca categoria para grande ato e audiência pública na ALBA na terça-feira (16)
A ADUNEB convoca a categoria docente e convida as/os demais integrantes da comunidade acadêmica da UNEB a participar de grande ato e audiência pública, na Assembleia Legislativa, em Salvador, às 9h, na terça-feira (16). Com o tema “O papel das Universidades Estaduais da Bahia no contexto do desenvolvimento regional: desafios e perspectivas”, a audiência terá a participação de professoras e os professores da UNEB, UEFS, UESB e UESC. No mesmo dia acontecerá em todo o estado da Bahia a paralisação, por 24h, das atividades acadêmicas. As ações de mobilização foram aprovadas nas assembleias da categoria nas quatro universidades (leia aqui).
Tanto o ato quanto a audiência pública e a paralisação acadêmica integram a agenda de lutas do Movimento Docente das UEBAs que reivindica junto ao governo estadual, entre outras pautas, a reabertura da mesa de negociação permanente. A solicitação de audiência foi feita presencialmente pelo Fórum das ADS à presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos, deputada Olívia Santana (PCdoB), em 18 de abril, e, posteriormente, reforçada pela Coordenação da ADUNEB, no dia 25 do mesmo mês.
Conquista e oportunidade
A direção da ADUNEB considera a audiência pública uma importante conquista política do Movimento Docente, uma excelente oportunidade para debater com parlamentares e com vários setores da sociedade a pauta das UEBAs para além dos muros das universidades. Para tanto, é fundamental a participação da categoria nas atividades de mobilização da terça-feira (16). A história de lutas do Movimento Docente mostra que todas as conquistas só foram possíveis devido à força, união e amplo poder de mobilização das/os professoras/es. O momento histórico exige novamente garra e disposição da categoria.
Formulário
Docentes do interior com interesse em participar das atividades em Salvador, devem preencher o formulário (CLIQUE AQUI) até às 10h desta sexta-feira (12). A seção sindical irá analisar a viabilidade logística e informar os procedimentos cabíveis.
Desvalorização
Devido a uma política de desvalorização da carreira docente, nos últimos oito anos o salário das/os professoras/es das UEBAs foi corroído pela inflação em 55,33%, segundo dados do DIEESE. A atual proposta de reajuste divulgada pelo governo, sem nenhuma negociação prévia com as representações de classe, não chega nem a 10% de acréscimo, valor muito abaixo da expectativa e do merecimento das/os docentes. Se não bastasse esse cenário, ao mesmo tempo em que o governo acena com essa pequena reposição salarial, encaminha à ALBA um Projeto de Lei em que propõe um aumento da contribuição das/os servidoras/es públicos ao Planserv. De acordo com nota divulgada na segunda-feira (08), a nova contribuição será de 4% para quem tiver salários de até R$ 10 mil, e de 8 % para vencimentos acima do valor citado.
O Coordenador da Comunicação, Imprensa e Eventos da ADUNEB, João Borges, fez um chamado à categoria. “A realidade exige de nós disposição, sem espaço para a acomodação. Como integrantes da classe trabalhadora é hora do intensificar de nossa consciência de classe. O momento é de união, ocupar as ruas, lutar por nossa valorização, carreira e salários”, finalizou o professor.