ADUNEB e Reitoria abrem diálogo sobre as pautas do Movimento Docente
Após assumir a coordenação da ADUNEB no início deste mês, a direção da seção sindical realizou, nesta terça-feira (25), uma reunião de apresentação e abertura de diálogo com a Reitoria da UNEB. Além de seis coordenadoras e coordenadores da seção sindical, da Reitora Adriana Marmori, da Vice-Reitora Dayse Lago, estiveram presentes na atividade Pró-Reitoras, Pró-Reitores e representantes da PROAF, PGDP, PPG, PROGRAD, PROEX, PROAD e PRAES.
Durante a reunião várias falas marcaram a necessidade e a disposição tanto da ADUNEB quanto da Reitoria de, nas pautas que as unificam, somarem forças em defesa da qualidade da educação pública superior da UNEB e na garantia de direitos da categoria docente. Várias questões de interesse do Movimento Docente foram pontuadas na atividade. A ADUNEB aproveitou a oportunidade para agendar, já para o mês de maio, uma audiência com o objetivo de aprofundar a discussão das pautas.
Entre os inúmeros pontos destacados na reunião estavam a autonomia universitária, necessidade de aumento do repasse orçamentário do governo às universidades estaduais da Bahia, a campanha do Fórum das ADs de reajuste salarial, a luta pela qualidade do ensino público e por concursos, o investimento e a melhoria em laboratórios e outros espaços acadêmicos, além de promoções, progressões e alterações de regime de trabalho.
Valorização da UNEB e Reajuste Já
A Reitora Adriana Marmori, após dar as boas-vindas à nova coordenação da ADUNEB, ressaltou a necessidade de valorização da UNEB enquanto espaço de construção do conhecimento, socialização do saber e contribuição ao desenvolvimento da sociedade. A gestora frisou que, por reconhecimento à importância da seção sindical, desde o início do seu mandato a ADUNEB é convidada a participar de todas as comissões constituídas pela administração central.
Em seu pronunciamento, o Coordenador Geral da ADUNEB, Clóvis Piáu, comentou sobre algumas das pautas do Movimento Docente das UEBAs, entre elas a atual campanha denominada “Reajuste Salarial Já!”. Ele reforçou também a necessidade de mobilização para que o Governo do Estado reconheça a importância da UNEB que, direta ou indiretamente, está presente em mais de 400 municípios da Bahia. O professor ainda reafirmou a disposição de luta da seção sindical, que tem no perfil de sua Coordenação Executiva, mulheres e homens que trazem consigo a multicampia e a multiterritorialidade da UNEB.
Luta conjunta
Ainda sobre a necessidade de ação conjunta e valorização das UEBAs, a Coordenadora de Subseções Departamentais da ADUNEB, Edineiram Maciel, relatou na reunião a ação da seção sindical e do Fórum das ADs realizada na semana passada na Assembleia Legislativa da Bahia. Na terça-feira (18), docentes estiveram na Comissão de Educação daquela Casa de Leis para solicitar uma audiência pública para debater o papel das universidades estaduais baianas no desenvolvimento da sociedade. A professora finalizou informando que a expectativa é que a audiência seja agendada já para o próximo mês.
No final do período da manhã, desta terça-feira (25), a ADUNEB esteve novamente na ALBA para dialogar sobre a audiência pública. Mais informações serão divulgadas em breve.