Notícias

ADUNEB e Fórum das ADs farão ato público em Salvador contra arrocho salarial



 Chega de arrocho salarial! Por respeito, valorização da carreira e garantia de direitos! Essas são as principais reivindicações do Movimento Docente das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), que fará ato público em Salvador, na próxima quarta-feira (12). A concentração será às 9h30, no Campo Grande. Nesse mesmo dia, professoras e professores da UNEB, UEFS, UESB e UESC farão a paralisação das atividades acadêmicas, por 24h, em todo o estado. Na ADUNEB a assembleia geral foi realizada em 29 de março (leia aqui).

 Para o Coordenador Geral da ADUNEB, Clóvis Piáu, a paralisação e o ato público são consequências do descontentamento da categoria docente com a indefinição do governo estadual em negociar a pauta de reivindicações do Fórum das ADs. Nos últimos oito anos, a inflação corroeu os salários das/os professoras/es em 53,33%. Os cálculos são do DIEESE. “A Bahia é um dos estados mais ricos do Nordeste. Porém, o governo estadual paga um dos três piores salários da região. Os últimos são Rio Grande do Norte e de Pernambuco”, afirmou o professor Clóvis. 
 
A ADUNEB convoca professoras/es e convida toda a comunidade acadêmica das UEBA a participar da manifestação. A intensificação das mobilizações e a união da categoria são fundamentais para sensibilizar o governo à abertura das negociações. Para o protesto no Campo Grande, a expectativa é a presença de centenas de manifestantes que virão de várias regiões do estado. Para dialogar com a sociedade será realizada panfletagem, além de carro de som, bandeiras, camisas e faixas temáticas. 
 
Docentes dos campi do interior com interesse em participar do ato público devem entrar em contato com as representações locais da ADUNEB ou com a secretaria da seção sindical: aduneb@aduneb.com.br / 71 3257-9333.