ADUNEB participa de ato unificado Panelaço Reajuste Salarial, Já!
Nem o tempo chuvoso foi capaz de amenizar a indignação das/os servidoras/es públicas/os estaduais que, nesta quarta-feira (05), em frente à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, fizeram o ato público Panelaço Reajuste Salarial, Já!,
O objetivo da manifestação foi chamar a atenção do governo estadual e da sociedade para os problemas que impactam as/os servidoras/es públicas/os da Bahia e, principalmente, a necessidade de abrir mesa de negociação com as entidades de classe do funcionalismo estadual. O protesto foi composto por representações de mais de 15 sindicatos, entre eles: ADUNEB, ADUFS, ADUSB, ADUSC, Fórum das ADs, SINDSAÚDE, SINDSEFAZ, SINPOJUD, ANDES-SN e SINDPOC.
Durante o ato público, praticamente todos os discursos das lideranças sindicais apontaram para um mesmo caminho: a disposição do funcionalismo público em organizar e fortalecer a luta unificada. O novo Coordenador Geral da ADUNEB, Clóvis Piáu, esteve presente na manifestação. O professor relembrou que o último ano em que o governo estadual pagou o reajuste da inflação foi em 2015, referente ao índice inflacionário do ano anterior. Segundo dados do DIEESE, nos últimos oito anos, as perdas do salário do funcionalismo público, devido à corrosão pela inflação, chegam a 53,33%.
Diante da atual conjuntura, o Coordenador da ADUNEB fez um chamado para que trabalhadoras/es do funcionalismo público participem das mobilizações, integrem o movimento de reivindicações e venham também ocupar as ruas pelos direitos da categoria. “Somente a união e a intensificação dos protestos farão a pressão necessária para garantir a abertura das negociações. Não arredaremos os pés das ruas e das lutas!”, finalizou.
Na próxima quarta-feira (12), as/os docentes das universidades estaduais da Bahia farão paralisação das atividades acadêmicas por 24h, com ato público em Salvador. Em breve, a ADUNEB fará ampla divulgação sobre os detalhes da manifestação.