ADUNEB apresenta e discute novo Observatório das Violências
O Observatório das Violências da ADUNEB foi pauta de reunião online, realizada nesta segunda-feira (03). Na ocasião, equipe da seção sindical, formada pela Profa. Irê Oliveira, Coordenadora de Gênero, Etnia e Diversidade e membros da equipe de comunicação, apresentou a nova plataforma online, em fase de testes, que servirá como banco de dados das diversas formas de violências de que são vítimas cidadãs e cidadãos do estado da Bahia.
Além de ter como objetivo ser um repositório de informações, o Observatório das Violências propiciará a sistematização dos registros de casos de violências ocorridas nos territórios de identidade em que a UNEB se insere e disponibilizará base de dados para pesquisadoras e pesquisadores a partir da geração de relatórios periódicos.
A reunião de trabalho teve como foco principal apresentar a docentes da UNEB que atuam nos movimentos sociais e que têm discutido essa ação junto à ADUNEB e colaborado para a realização desse projeto. A Profa. Iris Verena de Oliveira que, a partir de 04 de abril, coordenará a pasta de Gênero, Etnia e Diversidade da ADUNEB e dará seguimento aos trabalhos do Observatório, também esteve no encontro.
O novo Observatório das Violências está em fase final de testes e também de articulações com os movimentos sociais e grupos de pesquisa que têm relação com o tema das violências em seus diversos tipos e contextos. Um lançamento oficial para toda a categoria docente está previsto e será divulgado pela ADUNEB em momento oportuno.