Notícias

Docentes aprovam prorrogação de mandato da Coordenação Executiva da ADUNEB



 O corpo docente unebiano esteve presente à Assembleia Geral da ADUNEB, que ocorreu na tarde desta terça-feira (20), no Campus I, em Salvador. O primeiro ponto de pauta discutido e votado foi a prorrogação do mandato da atual Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da seção sindical. A razão para a prorrogação do mandato é a necessidade de se realizar a próxima eleição após o início das aulas, no mês de março, e não em fevereiro, como estava previsto. Essa demanda foi apresentada pela própria categoria em assembleia realizada no dia 12 de dezembro. A ADUNEB, por sua vez, apresentou nesta tarde uma proposta de prorrogação de 40 dias do atual mandato, que foi aprovada por maioria dos votos. “A coordenação do sindicato está sempre atenta e adota uma postura flexível em relação às demandas apresentadas pela categoria. Por isso, nossa proposta contempla um período suficiente para realização de todas as etapas do calendário das eleições e a realização das mesmas dentro do período letivo, atendendo à proposição das(os) nossas(os) sindicalizadas(os)”, enfatizou Irenilza Oliveira, Coordenadora da pasta de Gênero, Etnia e Diversidade do sindicato, que coordenou a mesa da assembleia ao lado da Profa. Nilza Martins, Coordenadora das Subseções Departamentais, e da Profa. Flávia Lorena Araújo, Coordenadora Financeira da ADUNEB.

Uma vez votada a prorrogação do mandato, as(os) docentes também analisaram e aprovaram a proposta de calendário detalhado das eleições da ADUNEB para o biênio 2023-2025, cujo edital será publicado pela seção sindical, no momento oportuno, seguindo os prazos estipulados pelo seu estatuto.

Nessa mesma Assembleia Docente, foram eleitas(os) oito delegadas(os) e três observadoras(es) que participarão do 41º CONAD, congresso do ANDES-SN, que se realizará entre os dias 6 a 10 de fevereiro, em Rio Branco, no Acre, com o tema “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”. Essas professoras e professores eleitas(os) serão responsáveis também por levar ao congresso a posição do corpo docente unebiano sobre a desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas. O posicionamento da ADUNEB, favorável à desfiliação, foi deliberado e legitimado pela Assembleia Geral Docente realizada em 10 de novembro, e já apresentado no 14º CONAD Extraordinário (leia aqui).