Notícias

Novembro Negro da ADUNEB debate o combate ao racismo e os desafios na atual conjuntura



No Mês da Consciência Negra, a ADUNEB promove uma série de atividades que se propõe fomentar o debate sobre o racismo no Brasil, a importância das políticas inclusivas e os desafios na atual conjuntura. Promovidos integralmente pela seção sindical ou em parceria com outras entidades, serão realizados três eventos entre a próxima sexta-feira (25) e a quarta-feira (30).

Seminário na ADUNEB

O seminário "Vinte anos da Política de Cotas da UNEB: percursos de estudantes cotistas negras e negros e os desafios para a permanência na universidade” acontece na sexta-feira (25). Organizada pela ADUNEB, a atividade será na sede da seção sindical, no Campus I da UNEB, das 9h às 18h. Compondo a mesa, estarão a psicóloga Daiana Nascimento e o psicólogo Diego Miranda, ambos graduados pela UNEB; e o Coordenador Jurídico da ADUNEB e professor da área de Ciências Sociais, do Campus I, Cléber Julião.

Daiana Nascimento é egressa do sistema de cotas da UNEB, atua em clínica individual e realiza consultoria em educação para instituições. Pesquisa adolescência, gênero e raça na linha Cognição Social e Dinâmicas Interacionais, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFBA). Diego Miranda também é egresso do sistema de cotas da UNEB e foi pesquisador bolsista de iniciação científica pelo Programa Afirmativa. Atualmente, trabalha como Psicólogo Clínico e Psicólogo Escolar Comunitário na rede estadual de educação básica.  Doutor em Sociologia, Cléber Julião é professor do DEDC I da UNEB. Desenvolve pesquisa na área de relações raciais e desigualdades sociais na esfera de instituições e coordena o Grupo de Pesquisas em Instituições e Desigualdades.

Simpósio Internacional

O “XIX Simpósio Internacional Processos Civilizadores - Racismos e a expansão do processo civilizador: ontem, hoje e devires” será realizado de 27 a 30 de novembro. A atividade é uma parceria entre DEDC XIII-UNEB, IFBA, ADUNEB, CEPAIA e Fundação Norbert Elias. O evento será apresentado em cinco modalidades: mesas temáticas, de comunicação, coordenadas, ateliê de pesquisa e lançamento de livros. A mesa de abertura acontecerá no domingo (27), às 19h. Todas as outras atividades, dos dias 28 a 30, acontecerão entre as 14h e 22h. O Simpósio será sediado no CEPAIA, localizado na Rua do Passo, nº 4, no Santo Antônio Além do Carmo.

Além da parceria na organização, a ADUNEB estará presente em duas mesas de comunicação e uma mesa temática do Simpósio. Na terça-feira (29), das 16h30 às 18h30, a coordenadora de Subseções Departamentais, Nilza Martins, representará a seção sindical na atividade de tema “Línguas, Linguagem e Narrativas”. Na quarta-feira (30), no mesmo horário, será a vez da Coordenadora Geral da ADUNEB, Ronalda Barreto, participar da mesa sobre “Racismo”. Também na quarta (30), das 14h às 16h, na mesa temática “A Cosmovisão Indígena, Africana e da Diáspora para Arte de Viver Civilizadores”, a seção sindical será representada pela coordenadora de Gênero, Etnia e Diversidade, Irê Oliveira, e pelo coordenador de Assuntos Jurídicos, Cleber Julião.

Seminário no Campus XVIII

O seminário "Políticas de reparação e ações afirmativas como instrumentos de defesa da negritude: por uma educação antirracista” acontece de 28 a 30 de novembro, das 9h às 22h, no Campus da UNEB de Eunápolis. O evento é uma parceria do DCHT XVIII e da ADUNEB. 

A atividade será composta por sete mesas temáticas, além de uma roda de conversa e atrações culturais.  As mesas temáticas discutirão pautas da luta antirracista, tais como Mulheres negras nos espaços de poder; O papel do Movimento Negro na implementação da lei 10.639 e da lei 11.645; e Racismo religioso e a criminalização do povo negro. A roda de conversa terá como título O papel do movimento estudantil na luta antirracista.