Ministério da Saúde alerta para o aumento dos casos de Covid-19 no país
O Ministério da Saúde (MS) emitiu um comunicado de alerta à sociedade, neste mês de novembro, devido ao novo aumento dos casos de Covid-19 no país. Segundo a nota do MS, o crescimento da ocorrência da doença havia sido constatado em 21 estados, até aquele momento. Além disso, o alerta cita a circulação de novas linhagens da variante Ômicron.
De acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa, divulgados nesta segunda-feira (21), foram registrados no Brasil 1.879 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel foi de 14.971 diagnósticos positivos. O número representa um salto de 240% maior que o cálculo de 14 dias atrás. O cenário evidencia a tendência de alta. No Nordeste, os estados com maior ocorrência são Maranhão, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na Bahia, os dados divulgados pela SESAB também no dia 21, mostram que na última semana, entre 13 e 19 de novembro, foram registrados 2.988 novos casos de Covid-19, o que elevou a média em 1.260 casos ativos. Cinco óbitos foram notificados.
Devido ao aumento da doença, a nota do MS orientou a volta das medidas de proteção sanitária, a exemplo da constante lavagem das mãos com sabão, uso de álcool em gel 70% e utilização de máscaras de proteção em locais com baixa ventilação, em aglomerações ou em unidades de saúde. O MS reforçou ainda a necessidade de a população realizar o quadro vacinal completo.
Seguindo a orientação do MS, preocupada com a possível intensificação da contaminação e ciente de que a precaução é a melhor defesa, a ADUNEB indica que a categoria docente, assim como todos os demais segmentos da comunidade acadêmica da UNEB, volte a utilizar máscaras e os demais procedimentos sanitários de combate à Covid-19. Não se pode menosprezar a doença que já matou mais de 689 brasileiras e brasileiros.
Coordenação ADUNEB