Caravana para a posse de Lula: a luta continua
A luta pela retomada das liberdades democráticas e pela derrota do fascismo, de políticas genocidas, negacionistas e obscurantistas no nosso país está em curso e não podemos arrefecer. A vitória de Lula é um passo importante, mas temos ainda muitos enfrentamentos pela frente. A pandemia do Coronavírus segue matando brasileiras e brasileiros e assistimos, diariamente, ao aumento do desemprego, da miséria, da fome e da violência, que resultam da ganância do mercado e da implementação das políticas neoliberais.
Vivenciamos sérias regressões no modelo econômico, com a reprimarização da economia, a desindustrialização e, também, nos processos civilizatórios, com a disseminação do ódio, inclusive entre pessoas amigas e entre familiares. Esses aspectos, óbices que acreditamos terem sido vencidos pela grande coalizão democrática que se formou para as eleições, demonstram o quanto são grandes os desafios a serem enfrentados pelo novo governo.
Passado esse primeiro momento, diante da coalizão entre setores populares e setores do mercado, trabalhadoras e trabalhadores devem fortalecer as suas organizações, conforme orienta o nosso sindicato nacional: “seguir em estado permanente de mobilização da categoria docente e do conjunto das servidoras e dos servidores públicos contra a retirada de diretos sociais, duramente conquistados pela classe trabalhadora brasileira” (leia aqui).
Todo governo deve ser disputado e esse, dadas as condições, deverá ser mais do que disputado que governos anteriores. Será a classe trabalhadora organizada que garantirá um governo cujas ações devam, entre outras providências, retirar a contrarreforma administrativa da pauta do Congresso, revogar o Teto dos Gastos, fortalecer os serviços públicos e a educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Sobretudo, esse novo governo deve contribuir para que tenhamos, em nosso cotidiano, mais fraternidade e mais igualdade.
O momento requer que fortaleçamos o nosso sindicato e que estejamos em permanente mobilização para a garantia de que Lula assuma a Presidência do Brasil com o povo e para o povo. As suas palavras nos dão a dimensão do nosso desafio, como classe trabalhadora que deve dar a sustentação e o tom do novo governo: “... a partir de amanhã eu tenho que começar a me preocupar como é que a gente vai governar esse país” (leia aqui)..Assim, estaremos presentes na posse do novo Presidente da República, como um ato político de extrema importância, que transmitirá a nossa disposição para a luta que está continuando em um novo patamar.
Com esse intento, a ADUNEB está organizando uma caravana para Brasília (DF). Sairão um ônibus de Salvador e um ônibus de Teixeira de Freitas no dia 30/12/2022, com retorno no dia 01/01/2023, e um ônibus de Barreiras no dia 31/12/2022, com retorno também no dia 01/01/2023. A hospedagem e alimentação ficam sob a responsabilidade de cada colega. Diante da alta demanda de participação na solenidade, até a próxima segunda-feira (21 de novembro de 2022), estamos inscrevendo colegas docentes que tenham interesse de participar desse ato. Serão contempladas as inscrições realizadas até o número limite de assentos dos ônibus. Docentes de outros campi terão assegurada pela ADUNEB a passagem de ônibus de seu domicílio até o local de saída da caravana. Faça sua inscrição no link https://forms.gle/VkeafYY6JBdvZh217.
O GOVERNO LULA É DAS FORÇAS DEMOCRÁTICAS E DO POVO!
ESTAMOS NA LUTA!