Notícias

Facetas do Facismo: Comunidade acadêmica da UESB sofre ameaça



Nos últimos dias, circula em aplicativos de mensagens instantâneas um áudio que lamenta uma votação "excessiva" em candidatos "de esquerda" em Vitória da Conquista, nas eleições do dia 2 de outubro, associando o fato a ações da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O autor do áudio lança ainda ameaças à universidade e profissionais, relatando intenções violentas como a de colocar uma bomba na instituição. A Reitoria da UESB já informou ter conhecimento do caso e tomado as providências cabíveis a fim de resguardar a segurança de profissionais e estudantes. 

Esse é mais um exemplo da forma violenta e intimidatória com as quais as discussões políticas vêm sendo travadas na arena pública, seja nas redes sociais seja na vida real, por determinados grupos adeptos de práticas fascistas e antidemocráticas. A ADUNEB se solidariza com a comunidade acadêmica da UESB, em especial com a categoria docente, que tanto contribui para o desenvolvimento humano, profissional, científico e tecnológico do estado da Bahia, colaborando de forma relevante para a transformação de vidas da população da região sudeste da Bahia. 

A seção sindical reforça a necessidade de toda a população se colocar em estado de atenção e de lutar de forma coesa contra todas as formas de violências e de  violações de cidadania que venham a se intensificar na corrida eleitoral rumo ao segundo turno das eleições!