Notícias

ADUNEB participa do Encontro Nacional contra os Desertos Verdes



A ADUNEB participou do Encontro Nacional contra os Desertos Verdes, realizado no sábado (17), na Escola Popular Agroflorestal Egídio Brunetto, no município de Itamaraju, às margens da BR 101. A seção sindical foi representada pelo professor Halysson Fonseca, do Campus da UNEB de Teixeira de Freitas. A atividade foi construída conjuntamente por diversas organizações ligadas às lutas por terra e identidade territorial das comunidades indígenas e quilombolas da região.

Os desertos verdes são grandes áreas de terra cobertas por vegetação não nativa introduzida, em geral, por indústrias de celulose e papel. Essa monocultura extensiva, segundo ambientalistas, causa danos como desertificação das áreas, prejuízos ao solo, redução da biodiversidade, desmatamento e também a concentração de terras. 
 
Durante o encontro foram discutidas estratégias de luta e de resistência contra os projetos expansionistas das empresas de celulose e contra os setores institucionais que as beneficiam no Extremo Sul da Bahia. Entre outros pontos, foram debatidos a fusão e fortalecimento de empresas que praticam a exploração da área e a ação de grupos políticos de direita que, tendo como justificativa falaciosa o desenvolvimento da região, passaram a distribuir títulos de terras em zonas indígenas e quilombolas. Segundo lideranças do MST presentes à atividade, existem municípios da região em que cerca de 65% das terras já pertencem à indústria de celulose.
 
De acordo com representações presentes ao encontro, a intensificação da resistência contra os “Desertos Verdes” é fundamental, pois, além da questão territorial e da exploração econômica feita pelo capital, onde a monocultura do eucalipto se instala, acontecem prejuízos aos mananciais, rios e riachos que chegam a secar, o que causa a redução da fauna e da flora. 
 
No decorrer da atividade, a ADUNEB solidarizou-se com as comunidades oprimidas e exploradas e, ainda, ressaltou a violência contra o povo Pataxó da região, a exemplo do assassinato recente de Gustavo Pataxó
 
O professor Halysson Fonseca também relatou a participação da seção sindical na criação de uma frente de apoio político com docentes e discentes da UNEB e da Universidade Federal do Sul da Bahia.
 
Além do repúdio à ampliação dos Desertos Verdes, a ADUNEB finalizou sua participação no encontro colocando-se à disposição para somar forças, ao lado das companheiras e dos companheiros do campo e demais organizações, na luta pela preservação das florestas, dos quilombos e terras indígenas, pela agricultura agroflorestal e pela reforma agraria.