Notícias

ADUNEB realiza encontro nos campi de Caetité e Guanambi



Aconteceram, nesta terça-feira (21/09) dois encontros “ADUNEB nos campi”, nas cidades de Caetité e Guanambi. Após mais de dois anos de reuniões remotas do “ADUNEB em Casa” devido à pandemia da COVID-19, a seção sindical deu início ao processo de retomada das conversas presenciais com a base no interior do Estado, em uma articulação junto aos representantes das subseções departamentais das duas cidades. 

As reuniões, conduzidas por Ronalda Barreto - Coordenadora Geral da ADUNEB, tiveram como foco principal a atuação do sindicato junto à gestão da UNEB a acerca de procedimentos internos, ao Governo e aos Movimentos sociais.

Nesse sentido, discutiu sobre a atuação política do sindicato que não pode ser sobreposto pela ação judicial. Ronalda Barreto destacou que a mobilização docente deve ter adesão, força e impacto suficientes para evitar determinadas violações de direitos e suas respectivas judicializações, uma vez que a justiça tem seu viés de classe social, nem sempre beneficiando as trabalhadoras e os trabalhadores.

As conquistas mais recentes do sindicato, como o auxílio alimentação, mudança de regime, progressões e demais causas em tramitação também estiveram em pauta. Foi possível aprofundar mais junto à categoria as questões referentes às progressões que, ainda de forma lenta, estão sendo implemantadas. No entendimento da seção sindical, a concessão e as devidas publicações das progressões estão ocorrendo, mas ainda sem a devida celeridade nesse processo.   

O estudo realizado sobre a itinerância dos docentes da UNEB e a luta da ADUNEB para que seja retomado o pagamento de passagens intermunicipais foi outro ponto de destaque nos encontros. O estudo realizado pela Coordenação da ADUNEB com o apoio de docentes que integram o GT de passagens, mostra que a responsabilidade pelo custeio do transporte de docentes da UNEB representa um investimento de apenas 0,49% do orçamento da universidade. A reivindicação do movimento docente é que o Governador e parlamentares da Bahia acrescentem à legislação pertinente a especificidade da multicampia da UNEB, legalizando a prática que permitiu a expansão e o desenvolvimento dessa universidade. O o relatório “Itinerância docente: Caminhos do conhecimento” foi entregue pela Coordenação da Seção Sindical ao deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ao Presidente do Conselho Estadual de Educação, Paulo Gabriel Nassif, e ao secretário estadual da Educação em exercício, Danilo de Melo Souza. O líder do governo na ALBA se comprometeu em entregar o relatório ao governador Rui Costa, assim como dialogar com o chefe do executivo sobre soluções para a questão.

Sempre atenta à categoria e buscando entender e atender suas necessidades, foi solicitado que docentes que participaram das reuniões fizessem uma avaliação da ADUNEB. Dessa forma, o sindicato segue exercendo a escuta sensível e buscando, a partir dela, melhorias em seus desempenho e atuação na defesa dos interesses e direitos de professoras e professores. Nesse sentido, um ponto relevante das discussões foi a atuação política do sindicato e a necessidade de mobilizações da categoria na luta pela garantia de direitos. 

Para Ronalda Barreto, esses encontros nos campi são muito importantes. “Eles permitem que a seção sindical estreite laços com sua base, incentive a mobilize de forma mais direta o corpo docente da universidade e é uma oportunidade relevante para combater as fake news que ocorrem no âmbito docente, distorcendo informações que chegam à base”, avalia a Coordenadora Geral da ADUNEB.