Notícias

Docentes participam do Cortejo do 2 de Julho e reivindicam direitos e negociação com o governo



 Faixas, camisas temáticas, fanfarra, cartazes, panfletos, bandeiras e muita indignação transformada em incentivo para a luta. Foi assim que a ADUNEB, apoiada por estudantes da UNEB, e junto às demais associações docentes das universidades estaduais da Bahia, marcou presença no tradicional Cortejo do 2 de Julho deste ano, em Salvador. O evento, que comemora a independência do Brasil na Bahia, tem a participação histórica do Fórum das ADs.

                                                                                                   Fotos: João Santos

Bloco "A educação não combina com tiranos" pelas ruas do Centro Histórico de Salvador. ADUNEB presente!

Docentes e estudantes, unidos no bloco “A educação não combina com tiranos”, aproveitaram o cortejo cívico para dialogar com a população que acompanhava o evento. Professoras e professores explicaram a importância social das universidades públicas e expuseram a falta de recursos orçamentários que sofrem há anos e a política de arrocho salarial do governo Rui Costa – responsável pelo não pagamento da recomposição da inflação e consequente corrosão dos salários em aproximadamente 50% do seu poder de compra. Também denunciaram à sociedade que, após dez solicitações de audiência para dialogar sobre a pauta de reivindicações da categoria, o governo estadual segue negando a reabertura da mesa de negociação, uma conquista do Movimento Docente oriunda da greve de 2019.
 
Docentes e estudantes pela valorização da educação pública superior

Além de docentes dos Departamentos da UNEB de Salvador, a atividade de protesto, que ocupou as ruas da Lapinha e do Centro Histórico, teve a participação de representes dos campi de Teixeira de Freitas, Barreiras, Guanambi, Caetité, Alagoinhas, Irecê, Valença, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Juazeiro, Conceição do Coité, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, entre outros. Segundo a coordenação da ADUNEB, a categoria docente seguirá mobilizada, reivindicando seus direitos e pressionando o governo por negociação. Novas estratégias são discutidas para a continuidade da luta.
 
Docentes seguem mobilizadas/os e em luta pelos direitos da categoria
 
Veja aqui o álbum de fotos da ADUNEB sobre o Cortejo do 2 de Julho.