ADUNEB promoveu encontro com docentes aposentadas e aposentados
A ADUNEB realizou, na quinta-feira (19), um encontro com docentes aposentadas e aposentados da Universidade do Estado da Bahia UNEB para conversar sobre seus direitos, causas trabalhistas e a relação dessa categoria docente com a UNEB. Após a reunião, a seção sindical proporcionou um momento de confraternização com essas e esses docentes que tanto fizeram e fazem pela educação pública de qualidade e pela universidade.
Um dos principais pontos discutidos foram os processos referentes à URV, ou seja, a perda salarial sofrida categoria quando ocorreu a conversão da moeda brasileira de Cruzeiro Real para Real, entre os anos de 1993 e 1994. A ação movida pela ADUNEB em 2003 se encerrou em sua fase de conhecimento, reconhecendo o direito dessas servidores e desses servidores. Atualmente, o departamento jurídico da seção sindical se encontra em fase de cálculos de índices de reparação e, em breve, realizará uma convocatória para essa categoria de docentes a fim de orientá-la sobre o envio da documentação necessária para que se avance para a fase de execução do processo. A perspectiva do departamento jurídico da ADUNEB é beneficiar todas e todos que tiveram perda até a reestruturação da carreira, em 2002. A ADUNEB também reiterou que é a única representante sindical legítima de toda a categoria de professoras e professores da UNEB. Às pessoas da base da ADUNEB que forem procuradas por outros sindicatos, que atualmente informam estar com ações de URV em andamento nas quais incluem docentes, a ADUNEB orienta que entrem em contato com a sua seção sindical para verificarem a situação atual do seu processo e os encaminhamentos para a garantia seu direito.
Assista o vídeo do evento aqui!
Assista o vídeo do evento aqui!
O encontro contou também com a participação da Vice-Reitora, Profa. Dayse Lago, que conversou com a categoria sobre a criação do programa de reintegração de aposentadas e aposentados nas atividades acadêmicas da UNEB. Em linhas gerais, o programa está sendo pensado para possibilitar a atuação dessas pessoas dentro da universidade nos programas de pós-graduação, no ensino, na pesquisa e em outras atividades, como, por exemplo, nas bancas de concurso. "Existe a possibilidade de reintegrá-los à universidade sem vínculo empregatício, mas com direito a bolsas", destacou. Segundo a Profa. Dayse Lago, o programa está em fase de estudos e pretende, além de reintegrar o corpo docente já aposentado pela instituição, contemplar a preparação para a aposentadoria de professoras e professores que se encontram nos últimos cinco anos de trabalho na universidade. Neste ponto, a Profa. Ronalda Barreto, Coordenadora Geral da ADUNEB, destacou a necessidade de maior organização do encaminhamento dos processos de aposentadoria, que, em muitos dos casos, entre a solicitação e aquisição do direito pela pessoa requerente, tem levado até dois anos. "É preciso repensar esses prazos e também organizá-los de forma que convirjam com os períodos letivos da universidade e permitam a esses e essas docentes trabalharem com um planejamento acadêmico", enfatizou Ronalda. A Vice-Reitora destacou que a proposta é criar esse programa de forma colaborativa, através de um GT composto por docentes aposentadas e aposentados, pró-reitorias e outras representações da comunidade acadêmica. Intenciona-se que a publicação do programa de reintegração de docentes aposentadas e aposentados da UNEB aconteça ainda neste ano.