Mobilização de docentes da UNEB resulta em duas reuniões com representantes do governo
A mobilização realizada pela categoria docente da UNEB (leia mais), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, nesta terça-feira (24), resultou em duas reuniões com representantes do governo estadual. Nas duas atividades as representações da ADUNEB reivindicaram soluções para os problemas internos que impactam a universidade, assim como a reabertura da mesa permanente de negociação com o Fórum das ADs.
O dia estadual de mobilização começou com concentração e protesto em frente à Secretaria Estadual da Educação. Ainda no período da manhã, a Coordenação da ADUNEB foi recebida pelo secretário de Relações Institucionais (SERIN), Luiz Carlos Caetano. Na ocasião, as professoras Ronalda Barreto, Nilza Martins e Irê Oliveira ressaltaram a necessária e urgente solução para o problema da compra de passagens intermunicipais para os docentes da UNEB. A questão, que teve início em 2015, prejudica docentes que trabalham nos campi do interior e, atualmente, são obrigados a pagar os custos das passagens de ônibus para irem e voltarem de seus locais de trabalho. Outra reivindicação importante foi sobre o regime de trabalho, em que discutiram a sua importância para a qualidade acadêmica. As coordenadoras da seção sindical também reivindicaram que a SERIN articule uma reunião entre o governo e o Fórum das ADs.
Após a SEC, o grupo de manifestantes transferiu-se para uma estrutura montada no gramado, ao lado da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). No período da tarde, as representações da ADUNEB fizeram reunião com o líder do governo na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto. As professoras pontuaram a necessidade de o governo conhecer e ter sensibilidade para os problemas e as especificidades das demais universidades estaduais da Bahia. Demonstraram a importância da UNEB, que atua, direta e indiretamente, em cerca de 400 municípios baianos. Sobre as reivindicações de passagens intermunicipais para docentes e a reabertura da mesa permanente de negociação, o parlamentar se comprometeu em tentar fazer a mediação com o governador.
Deputado Rosemberg Pinto e as professoras Nilza Martins e Ronalda Barreto
UNEB resiste
A estrutura montada pela seção sindical, ao lado da ALBA, nesta terça-feira, permitiu a realização de várias atividades que valorizaram as ações desenvolvidas pelo corpo docente da UNEB.
Professoras, professores e estudantes de vários campi da universidade, participaram de aula pública, debates, exposição de livros publicados por docentes da UNEB, além de atividades culturais, como números musicais, recitação de poemas e performances teatrais. Entre as pessoas especialmente convidadas para o ato, prestigiaram o evento a liderança nacional do MST na Bahia, Lucinéia Durães (Liu); o Sr. Carlos Augusto Marighella, filho de Carlos Marighella – líder político e deputado constituinte em 1946; o histórico professor do Movimento Docente, Sérgio Guerra, e a professora Celi Taffarel (Renova ANDES/UFBA).
Aula pública com Liu Durães (MST)
O dia de mobilização também ocorreu nas demais universidades estaduais da Bahia: UEFS, UESB e UESC. As ações fizeram parte da agenda nacional da Semana de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior, organizada pelo sindicato nacional da categoria docente (ANDES-SN)
Veja aqui as fotos do Dia de Mobilização no CAB.