Notícias

Nota de repúdio à criminalização de docentes e estudantes em defesa da educação democrática



 Docentes e estudantes da UNEB e da rede municipal de Senhor do Bonfim, mobilizados em defesa de uma educação pública, plural, democrática e de caráter crítico, desde a terça-feira (10), são criminalizadas/os por parcela dos vereadores e da imprensa local. Na ocasião, o grupo esteve presente na Câmara Municipal para, de maneira pacífica, protestar contra o Projeto de Lei 016/2022. De autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Idailton Galeguinho (DEM), o PL propõe a implementação do Projeto Escola sem Partido na rede pública da cidade. A Associação dos Docentes da UNEB (ADUNEB) afirma total solidariedade aos manifestantes e repúdio aos parlamentares, órgãos de imprensa e comunicadores que tentam colocar a população contra as comunidades acadêmicas.

Diante dos preceitos do estado de direito e do amparo constitucional, a ADUNEB repudia não apenas a proposição do PL 016/2022, mas a forma agressiva como os professores e estudantes foram tratados na Câmara Municipal de Vereadores, durante a sessão do dia 10 de maio, por parte de alguns dos legisladores. Como tem ocorrido em nível nacional, grupos conservadores e autoritários tentam silenciar a história e retroceder nos princípios democráticos usando agressões e ameaças, utilizando, inclusive, a força policial do Estado para intimidar e calar a voz do povo. 

Além de tratarem as manifestações democráticas de professoras/es e estudantes como desordem, se valem da parcialidade de parte da imprensa que não hesitou em divulgar matérias sobre o protesto ocorrido na Câmara, na citada data, tendo como parâmetro apenas recortes das falas dos vereadores a favor do PL, emitindo, inclusive, opiniões que ferem a honra da UNEB, seus docentes e discentes, sem que nenhum deles tenha sido ouvido nas referidas matérias. 

A UNEB é responsável pela formação da maioria dos profissionais da educação do município de Senhor do Bonfim, bem como de todos os outros municípios do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, tendo destaque em suas ações de ensino, pesquisa e extensão, que afirmam seu compromisso com a comunidade, sobretudo, com a Educação. 

Dentro do município de Senhor do Bonfim, especificamente, são várias as contribuições dadas por nossos/as professores/as ao longo das últimas décadas, independentemente das opções partidárias das gestões públicas que por lá passaram. Desse modo, temos certeza de que as falas ofensivas e desrespeitosas destinadas aos nossos docentes e discentes, provém de posturas parciais ou politicamente inflamadas, mas que elas não representam a visão dos profissionais da Educação e de grande parte das/os cidadãs/ãos desse município, com os quais tem relações profissionais de colaboração e muito respeito.

Coordenação ADUNEB