Notícias

ADUNEB inicia discussão sobre procedimentos da PGDP com a Reitoria da universidade



A Coordenação Executiva da ADUNEB, em 4 de maio,  esteve reunida com a Reitora, Profa. Adriana Marmori, a Vice-Reitoria, Profa. Dayse Lago, a Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Rosângela Matos, e a gerente do citado setor, Profa. Marta Enéas da Silva. O objetivo desse encontro foi discutir procedimentos da PGDP. A pauta teve como foco algumas das principais reivindicações da categoria, entre elas a tramitação dos processos de promoções e progressões, insalubridade, entre outras.
 
Um dos pontos levados pela ADUNEB à reunião, como reivindicação, foi  a necessidade de criação de um canal de comunicação e acompanhamento de processos de docentes junto à PGDP para que a instituição forneça informações precisas à categoria, além da demanda de celeridade no tempo de tramitação dos processos docentes no setor. Conforme informou a Coordenadora Geral da ADUNEB, Ronalda Barreto, essas são duas das grandes reclamações da categoria ao sindicato. “O aperfeiçoamento dos canais de comunicação pode evitar que o formato de processo seja o meio pelo qual as professoras e os professores tentem contato com a PGDP, sobrecarregando o setor. Assim, é possível sanar previamente as dúvidas e fornecer orientações”, afirmou a professora Ronalda. 
A PGDP informou que está pensando uma reestruturação gerencial e de seus canais de comunicação. Entretanto, Rosângela Mattos destacou que isso otimizará apenas em parte o tempo de tramitação dos processos, pois existe a dependência estabelecida em relação à SAEB e às secretarias de Estado, o que dificulta a celeridade que professoras e professores tanto necessitam.
 
Quanto à reivindicação a respeito de promoções, a PGDP informou que realizou a atualização das listagens. Os processos estão tramitando e sendo implementados conforme vacância. De acordo com a Pró-Reitora Rosângela Mattos, também estão sendo implementadas, conforme cronograma, as progressões. A ADUNEB, mais uma vez, apontou a ilegalidade da suspensão da contagem de tempo aquisitivo das progressões durante a pandemia, de maio de 2020 a dezembro de 2021, uma vez que a Lei Complementar nº 173 não se aplica às promoções e progressões funcionais. A PGDP informou que essa contagem foi suspensa, tendo sido retomada a partir de 1º de janeiro de 2022. 
 

A ADUNEB também levou à reunião reivindicações sobre as questões ligadas à insalubridade. As Coordenadoras e os Coordenadores do sindicato ainda fizeram o requerimento de que a instituição exerça sua autonomia nesse processo, atualizando o laudo técnico de riscos ambientais. A Reitoria Adriana Marmori prometeu tomar providências nesse sentido e informou, ainda, que está sendo criada uma comissão para tratar de insalubridade, vistorias e laudos necessários. Diante da informação, a seção sindical solicitou que tal comissão tenha representação do Movimento Docente. A solicitação já foi atendida pela Reitoria.