Notícias

Paralisação: docentes do interior mostram mobilização e participarão do protesto em Salvador



 Em permanente mobilização contra a desvalorização da carreira docente da educação pública superior, dezenas de docentes dos campi da UNEB do interior já confirmaram presença nas atividades de protesto que acontecerão em Salvador, nesta quarta-feira (27). Nesse dia estadual de luta, professoras e professores das quatro universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESB e UESC) paralisarão as atividades acadêmicas em todo o estado. O protesto faz parte da agenda de mobilização da categoria, que tenta negociar com o governo Rui Costa a pauta de reivindicações de 2022.

A Coordenação da ADUNEB reforça o chamado para que mais docentes da UNEB dos Departamentos do interior participem da mobilização, que terá como ponto principal um ato público na Praça da Piedade, às 14h. A atividade é organizada pelo Fórum das ADs e terá a participação das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UEBA). 

Reivindicações

O objetivo do dia de luta é dialogar com a sociedade sobre a importância das universidades estaduais e denunciar a política de desmonte da educação pública. Depois de sete anos sem nenhum reajuste salarial, a proposta do governo não cobre nem as perdas inflacionárias do ano passado. A categoria docente também luta pela defesa do Estatuto do Magistério Superior e reivindica a abertura do diálogo com o governo Rui Costa por meio do restabelecimento da mesa de negociação – um acordo de greve estabelecido em 2019, interrompido pelo governo há mais de dois anos.