Solidariedade da ADUNEB aos docentes e demais manifestantes agredidos em Feira de Santana
Em tempos de avanços do obscurantismo e das frações reacionárias e de extrema direita da sociedade, a defesa da democracia e da educação pública de qualidade são tarefas fundamentais a todos os segmentos sociais que defendem as pautas progressistas. A Coordenação da ADUNEB manifesta irrestrita solidariedade às/aos docentes da rede pública de ensino de Feira de Santana, que foram covardemente agredidas/os pela guarda municipal sob ordem do governo Colbert Martins, nesta quinta-feira (31) e sexta-feira (01), na prefeitura da cidade.
Em defesa dos direitos da categoria docente, em greve desde ontem (31), professoras/es e apoiadores da causa, ocuparam a prefeitura em uma ação pacífica. O objetivo era permanecer no local até que o prefeito de Feira de Santana atendesse as reinvindicações da categoria. A manifestação foi duramente reprimida pela guarda municipal, que em demonstração de enorme truculência e despreparo, usou gás de pimenta e cassetetes.
Além das/os docentes agredidos fisicamente, o jovem Rafael Moreira, assessor do vereador Jhonatas Monteiro, foi espancado de maneira brutal. Imagens que denunciam os atos covardes repercutem nas redes sociais. A ADUNEB repudia a violência ordenada pelo prefeito que, após o ocorrido, ainda veio a público apoiar a ação da guarda municipal, o que denominou de “uso moderado da força”.
Defender a educação pública não é crime! Pelo fim da criminalização das manifestações sindicais e dos movimentos sociais!
Coordenação ADUNEB