Notícias

Nota de pesar pelo falecimento do professor Luiz Pinguelli Rosa



A ADUNEB manifesta seu pesar pelo falecimento do professor emérito Luiz Pinguelli Rosa, ocorrido nesta quinta-feira, 3 de março, no Rio de Janeiro, aos 80 anos. Doutor em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o professor Pinguelli Rosa lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As principais linhas de pesquisa desenvolvidas pelo docente foram física teórica, partículas elementares, física de nêutrons, reatores nucleares, energia e tecnologia, planejamento energético e impactos ambientais, emissões de gases do efeito estufa, alternativas energéticas, política energética e mudanças institucionais e política nuclear. 

O professor Pinguelli orientou dezenas de dissertações e teses, além de receber diversos prêmios, entre eles o de Personalidade do Ano (2014), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência do seu trabalho, Pinguelli foi membro do Conselho do movimento Pugwash (que se dedica à redução da ameaça de conflitos armados e à busca de soluções para a segurança global), participou do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), presidiu a Eletrobras (2003-2004) e dirigiu a Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ) por quatro mandatos. Defensor da universidade pública e do uso da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento soberano do Brasil, o professor Pinguelli Rosa fundou e dirigiu a Associação dos Docentes da UFRJ (AdUFRJ), entre os anos de 1979 e 1981, e presidiu a ANDES (1982-1984).

Ao tempo em que homenageia a trajetória do professor Luiz Pinguelli Rosa, a ADUNEB expressa o mais profundo sentimento pela perda de tão destacado cientista e se solidariza com os seus familiares, amigos e colegas.

LUIZ PINGUELLI ROSA, PRESENTE!