Nota de solidariedade ao professor Fábio Nogueira
A ADUNEB presta solidariedade ao professor Fábio Nogueira, da UNEB, Campus XXIII, alvo de condenação a partir de processo movido por um vereador do DEM, de Salvador. O parlamentar tenta a utilização do Poder Judiciário como meio de intimidação e cerceamento de vozes resistentes que se manifestam contra o avanço do conservadorismo no País.
O processo contra o professor Nogueira acontece devido ao fato de o mesmo ter ido a público em defesa do historiador da UFBA, Carlos Zacarias, que também foi alvo de ação jurídica por parte do mesmo vereador, em razão de ter ministrado disciplina sobre o golpe desfechado contra a presidenta Dilma Rousseff, em 2016.
A ofensiva jurídica contra o professor Fábio configura uma tentativa de instrumentalização da Justiça por parte do autor do processor, quando o que se esperaria é que este, na condição de parlamentar, exercesse a tolerância ao confronto de ideias na política. Por outro lado, configura, também, um flagrante desrespeito à liberdade de cátedra na medida em que os ataques aos dois professores universitários têm uma intencionalidade de impedir que a ciência e a universidade exerçam seu papel na construção da democracia.
A ADUNEB ressalta que o parlamentar em questão é um dos apoiadores do movimento Escola sem Partido, que tenta silenciar docentes que pautam o ensino a partir de uma perspectiva crítica da realidade. O respectivo movimento realiza acusações de “doutrinação” e estimula o patrulhamento por meio de gravações de vídeos e/ou áudios em sala de aula, criando uma atmosfera de histeria e violência em espaços escolares e alimentando um discurso de ódio, que invade a realidade da educação.
A diversidade de ideias deve ter livre circulação na sociedade. A repressão ataca direitos e fundamentos constitucionais.
Coordenação ADUNEB