Notícias

Nota de Repúdio da ADUNEB sobre o fechamento de escolas e turmas da EJA na cidade de Salvador



 A Coordenação Executiva da ADUNEB manifesta-se contrária e repudia veementemente o fechamento de escolas, turnos e turmas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador-BA. 

Nos últimos dias do ano de 2021, a população de Salvador e profissionais da Educação desse município foram surpreendidos com uma notícia autoritária e unilateral, segundo a qual, escolas, turmas e turnos direcionados para a Educação de Jovens e Adultos seriam desativados no ano letivo de 2022. Essa decisão da gestão pública municipal atua em total desacordo com o que se pensa sobre igualdade socioeconômica e cultural e acesso democrático ao ensino público e de qualidade em nosso país. 

Vale ressaltar que a educação de pessoas jovens, adultas e idosas é um direito historicamente conquistado pela sociedade brasileira, amparado pela Constituição Federal e pela LDB 9.394/96 e defendida por instituições voltadas para o desenvolvimento da Educação Básica, pelo Ensino Superior, por instituições religiosas e culturais, e pela sociedade civil em termos gerais. 

Embasada pelo pensamento Freiriano acerca da importância da EJA enquanto espaço de luta, de equidade social e de garantia de direitos, essa seção sindical repudia essa decisão arbitrária por parte da Secretaria Municipal de Educação, assim como conclama toda a sociedade para reagir contra o avanço de atitudes fascistas e antidemocráticas, atualmente recorrentes no Brasil. 
 
Coordenação Executiva da ADUNEB