ADUNEB realiza ato político contra a PEC 32 em convenção do MDB à presidência da república
Docentes representantes da ADUNEB, mesmo sob a truculência de seguranças, realizaram um ato político, em Brasília, durante a convenção do MDB que lançou a pré-candidatura da senadora Simone Tebet à presidência da república. A manifestação pacífica, feita na quarta-feira (08), pela professora Naira Souza e pelo professor Clóvis Piáu, deu visibilidade à campanha nacional contra a Reforma Administrativa (PEC 32).
Após a participação em manifestações no Espaço do Servidor e em frente à residência do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, as representações da ADUNEB, vestidas com a camisa vermelha da campanha contra a PEC 32, estiveram na convenção do MDB. Segundo o professor Clóvis Piáu, mesmo comportando-se de maneira pacífica e respeitosa, a presença dos docentes causou incômodo aos presentes, ato que fez os seguranças, de maneira grosseira e truculenta, solicitarem que ambos se retirassem do local.
Profª Naira Souza dando visibilidade à camisa da campanha contra a PEC 32
Cercados pelas equipes de segurança (masculina e feminina) durante toda a convenção, a professora e o professor permaneceram até o fim do evento, circulando e proporcionando visibilidade à campanha contra a Reforma Administrativa. No final da convenção, ainda conseguiram conversar com a senadora Simone Tebet, que manifestou ser contrária à PEC 32.
Depois da atividade, as representações da ADUNEB foram informadas pelos seguranças que a ordem de serem retiradas da convenção teria vindo dos organizadores. Indignada, Naira Souza afirmou: “O discurso da senadora abordou questões relacionadas ao respeito à diversidade, ao pensamento contrário. Mas, contraditoriamente ao que dizia, os seguranças do evento tentavam nos coagir e expulsar do local. De maneira pacífica, marcamos posição política, defendemos os serviços públicos e toda a população que depende desses serviços gratuitos como saúde e educação”.
Prof. Clóvis Piáu no momento da conversa com a senadora Simone Tebet
Essa é a 13ª semana de luta nacional contra a PEC 32. Representantes de sindicatos, centrais sindicais e outras organizações políticas seguem firmes nas mobilizações, tanto em Brasília quanto nos estados, com o objetivo de barrar a Reforma Administrativa. A ADUNEB resiste e marca presença.