Docentes solicitam que UNEB amplie o debate sobre o plano de retorno das atividades presenciais
Em assembleia docente realizada nesta noite de quarta-feira (24), as professoras e professores da UNEB deliberaram que os representantes da ADUNEB, no Conselho Universitário (CONSU), deverão solicitar vistas à minuta referente ao plano de retorno das atividades presenciais. A intenção da Reitoria é que o documento, formulado por um grupo de trabalho, seja discutido na reunião do CONSU, que acontecerá nesta manhã de quinta-feira (25), às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB (assista aqui).
Para a categoria docente, devido à importância do tema, é necessário que a minuta do plano de retorno das atividades presenciais seja amplamente discutida nos colegiados e departamentos da UNEB. Durante a assembleia, inúmeras falas defenderam a importância de iniciar o processo de retorno das aulas presenciais, porém, com respeito às diretrizes e normas sanitárias para uma volta gradual e segura. Segundo as professoras e professores, a minuta do documento proposto pela gestão, embora contemple pontos importantes, não foi amplamente debatida pela universidade e, portanto, não pode ser aprovada de maneira precipitada pelo CONSU.
Além do mais, o documento apresenta questões políticas relevantes ao propor o recurso de cooperação docente e a contratação de terceirizados para o atendimento de demandas dos Departamentos/Colegiados da universitária, quando deveria defender com veemência a realização de concurso público. Não se espera da gestão da universitária alinhamento a políticas governamentais que têm prejudicado a universidade e a qualidade dos serviços oferecidos à população baiana.
Diante do cenário exposto, o encaminhamento da categoria docente é que se respeite e fortaleça os processos e instâncias deliberativas da UNEB. Assim, as representações da ADUNEB no CONSU solicitarão que a minuta do plano de retorno das atividades presenciais seja encaminhada ao CONSEPE, órgão que deverá repassar e fomentar o debate nos colegiados.
Fórum das Diretoras e Diretores
Representantes da coordenação da ADUNEB participaram da reunião do Fórum de Diretoras e Diretores, ocorrida na terça-feira (24). O objetivo foi dialogar com gestoras e gestores sobre a proposta de retorno das atividades presenciais. Segundo as informações obtidas pela coordenação da seção sindical, todos os departamentos representados por suas diretoras e diretores, com exceção do Campus de Valença, sinalizaram o retorno gradual programado das atividades letivas presenciais, dependendo da situação epidemiológica da Bahia, das regiões vizinhas aos municípios em que os campi se inserem e das condições estruturais dos departamentos.
A proposta defendida pelos gestores, entre outros pontos, prevê para o semestre 2022.1 até 40% de atividades remotas. Os outros 60% seriam voltados para atividades letivas presenciais. Para a efetivação dessa proposta, segundo integrantes do Fórum, todos os departamentos receberam recursos para a aquisição de material e contratação de serviços para as adaptações sanitárias necessárias. Da mesma maneira, as residências estudantis e casas docentes passam por análise das condições para funcionamento, e por adaptações de sua infraestrutura. Instruções normativas estão sendo elaboradas para a organização e uso dessas residências. Para as atividades que ainda seguirão por intermédio tecnológico, foram solicitados a continuação dos editais de conectividade, conforme documento apresentado pela Reitoria.
ADUNEB em Casa
Para ampliar a escuta à categoria docente a coordenação da seção sindical pautou as questões relacionadas ao semestre letivo 2022.1 no projeto ADUNEB em Casa. Em quatro reuniões virtuais, docentes de 23 campi participaram das discussões que abordaram desde o formato das atividades letivas do próximo semestre, a situação da pandemia nos diversos municípios, as condições de segurança da comunidade acadêmica para o enfrentamento à pandemia, bem como as questões pedagógicas para a garantia da qualidade do ensino.
Veja abaixo algumas das principais preocupações da categoria docente:
1. Adequação das casas alojamentos das professoras e professores (não atendido no plano de investimento);
2. Adequação das residências estudantis que possuem superlotação (não atendido no plano de investimento);
3. Adequação das salas de aula, segundo orientações da OMS;
4. Definição da quantidade de alunos por turmas;
5. Condicionamento das aulas presenciais às adequações necessárias;
6. Necessidade de transporte de docentes residentes em outros municípios, considerando-se que transporte é vetor de contaminação e o preço do combustível dificulta que o corpo docente utilize veículos próprios;
7. Transporte de estudantes, considerando-se que os departamentos são polos regionais;
8. Exigência do passaporte de vacina para acesso às aulas;
9. Estabelecimento de parâmetros técnicos gerais;
10. Suporte tecnológico para divisão de turmas;
11. Políticas para o enfrentamento das sequelas da pandemia do ponto de vista físico e mental;
12. Indenização de quem tem pago para trabalhar;
13. Necessidade de controle epidemiológico.