Solidariedade a servidoras e servidores públicos que sofreram racismo no aeroporto de Brasília
A ADUNEB manifesta apoio e solidariedade à professora Zuleide Queiroz, 2ª Vice-Presidenta do ANDES-SN, e às demais companheiras e companheiros de luta que foram vítimas de um ato racista na terça-feira (16), no aeroporto de Brasília.
Na ocasião, servidoras e servidores públicos realizavam mais uma manifestação contra a Reforma Administrativa (PEC 32). No momento em que a professora Zuleide Queiroz fazia uma fala sobre a importância do Dia da Consciência Negra, do Movimento Negro e relembrava o assassinato de Marielle Franco, um homem branco, do andar superior, jogou o conteúdo de uma lata de lixo sobre a docente. Diante da passividade dos seguranças do local, o racista conseguiu sair do aeroporto sem ser importunado.
A ADUNEB ressalta que esta é a 10ª semana de mobilizações de sindicatos, centrais sindicais e outras organizações políticas contra a PEC 32, em Brasília. Não se tinha registro de nenhum incidente grave durante as manifestações. A agressão à professora ocorreu justamente na semana na Consciência Negra, momento em que as ações contra a Reforma Administrativa se somam à pauta do Movimento Negro.
O Coordenação da ADUNEB une-se a inúmeras entidades sindicais e outras representações políticas para reivindicar da administração do aeroporto e da segurança local a célere investigação do ato racista, com a identificação do agressor e sua exemplar punição. Não permitiremos o avanço do obscurantismo e a ação irresponsável e criminosa de indivíduos que agem contra as pautas progressistas historicamente conquistadas.
Coordenação ADUNEB
Com informações ADUFC-Sindicato e ANDES-SN.