Notícias

ADUNEB presente na luta para barrar a Reforma Administrativa



 Na madrugada da última terça-feira (19), representantes da ADUNEB, junto a demais coletivos e sindicatos de servidores públicos federais, estaduais e municipais, estiveram no aeroporto de Salvador para pressionar deputadas e deputados federais da Bahia que embarcavam para Brasília. O intuito foi aumentar a pressão para barrar a Reforma Administrativa (PEC 32).  A ADUNEB também tem enviado docentes para participarem das manifestações que acontecem em Brasília.

A professora e liderança sindical, Ronalda Barreto, comentou as ações de resistência da ADUNEB contra a PEC 32. “Nossa seção sindical não mede esforços na luta para barrar a PEC 32. Estamos no aeroporto de Salvador, em Brasília e também temos ações pelo interior do estado. O governo Bolsonaro e parlamentares de sua base aliada querem o desmonte do Estado, do serviço público, abrir brechas para a terceirização, para a perda da estabilidade de emprego e de outros direitos historicamente conquistados pelo funcionalismo público. Barrar a Reforma Administrativa é um dever de toda sociedade brasileira”, afirmou a Coordenadora Geral da ADUNEB.

Segundo as representações sindicais que participam dos protestos, em Brasília, a expectativa é que deputadas e deputados governistas tentem aprovar a Proposta de Emenda Constitucional nesta semana. Para isso, o Governo Federal tem a intenção de destinar R$ 20 milhões em emendas para cada parlamentar que votar pela aprovação da PEC 32. 

“A pressão exercida por cada uma e cada um de nós se reveste de grande importância para defender o SUS, a universidade pública, os serviços públicos e ao funcionalismo público. Portanto, convocamos a categoria docente para comparecer ao aeroporto na próxima segunda, às 16h, e na próxima terça, às 4h30, para abordagem às deputadas e aos deputados”, conclamou a Profa. Ronalda. 

Também é importante participar da mobilização nacional, enviando e-mails e mensagens para as redes sociais de parlamentares (veja aqui).