Mediação da ADUNEB ajuda docentes substitutos a voltarem a receber auxílio-alimentação
A partir da mediação da ADUNEB junto à Reitoria e à Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), as professoras substitutas e os professores substitutos da UNEB, que há cerca de três meses foram prejudicados pelo corte do auxílio-alimentação, voltaram a receber o benefício.
Desde que teve ciência do problema, por meio do Grupo de Trabalho de Docentes Substitutos da ADUNEB, a coordenação dessa seção sindical passou a se empenhar na solução da questão. Segundo a PGDP, o erro teria sido, novamente, ocasionado pelo Sistema RH Bahia, gerenciado pela SAEB. Como o problema persistia, a ADUNEB levou a questão para uma audiência com o Reitor. O pagamento do auxílio-alimentação realizado neste atual contracheque veio também com o retroativo a todo o período em que houve corte do abono.
Escuta permanente
Desde a gestão passada, a coordenação do sindicato tem aprimorado a escuta e encampado as lutas das professoras substitutas e professores substitutos, pois essa parcela da categoria é ainda mais precarizada pelo Governo do Estado. Embora o grupo ofereça importante contribuição para o crescimento da UNEB, com suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, a gestão estadual lhes tem negado condições dignas para exercerem suas funções na universidade.
Problemas que compreendem desde sua baixa remuneração até a lentidão burocrática para a renovação de seus contratos foram temas abordados pelo Movimento Docente no documento Avaliações e Reivindicações da Categoria Docente (leia aqui). O relatório, produzido a partir do simpósio realizado pela ADUNEB, “A UNEB que temos e a UNEB que queremos: perspectivas de futuro em tempos pandêmicos'', informa que 50% das professoras substitutas e professores substitutos realizam pesquisa dentro da Universidade, 65% realizam projetos de extensão, 43% participam de comissões acadêmicas diversas e 14% atuam em coordenação de áreas dos Departamentos ou coordenação de Colegiado de cursos.
A Coordenação da ADUNEB orienta professoras substitutas e professores substitutos da UNEB a entrarem em contato com o sindicato, caso persistam problemas com o pagamento do auxílio-alimentação ou se deparem com outras violações de direitos.