Nota de apoio da ADUnB à ADUNEB
TODO APOIO À ADUNEB
NÃO À CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO SINDICAL!
A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília — ADUnB-S.Sindical solidariza-se com a Associação de Docentes da Universidade do Estado da Bahia — ADUNEB, que sofre com a abertura de várias ações judiciais impetradas por policiais militares em uma tentativa de intimidação e de cerceamento do livre e democrático direito de manifestação. O fato desencadeador foi uma nota de solidariedade do sindicato à comunidade cigana da região de Vitória da Conquista - BA, que se somou a outras dezenas de manifestações de entidades de classe, associações ligadas aos direitos humanos e da imprensa, solicitando a intervenção do Poder Público em atos de extrema violência a que os grupos ciganos locais foram submetidos.
Repudiamos o abuso do direito de ação judicial como tentativa de intimidação, prática que se coaduna com o avanço da extrema direita e com a onda de intimidação e criminalização das representações de classe e movimentos sociais, bem como é mais uma maneira de expressar o preconceito que representantes de setores sociais reacionários manifestam em relação aos povos ciganos.
Exigimos do governo do Estado da Bahia que se manifeste em relação a essa ação política dos policiais militares, que agem de forma organizada e truculenta, tentando intimidar a ADUNEB em seu direito de manifestação. É inaceitável que uma instituição do Estado, como a ADUNEB, seja atacada por outra instituição do mesmo Estado, como a Polícia Militar, ainda mais em um governo que se apresenta como rogressista.
Essa tentativa de intimidação é ainda mais inaceitável quando, neste momento, na Câmara dos Deputados, o governo Bolsonaro tenta aprovar a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), que ataca o direito da população aos serviços públicos gratuitos e de qualidade, garantidos pelo Estado, e exige como resposta, a mais ampla unidade dos trabalhadores dos serviços públicos e suas representações sindicais e políticas.
A ADUnB coloca-se na defesa da liberdade de expressão e contra todo tipo de intimidação e de opressão que atinja o movimento sindical, os movimentos sociais e os segmentos minoritários da população brasileira.
TODO APOIO À ADUNEB!
NÃO À CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO SINDICAL!
NÃO CALARÃO OS SINDICATOS!
NÃO IMPEDIRÃO A LIVRE MANIFESTAÇÃO!
Brasília, 30 de setembro de 2021
Martin Leon Jacques Ibanez de Novion
Presidente da ADUnB – S.Sindical