Moção de Apoio e Solidariedade da ADUFS à ADUNEB
Lutar não é crime!
Nós, professoras e professores da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, organizadas e organizados em assembleia da Associação dos/das Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana – Adufs/BA (seção sindical do Andes-SN), no dia 28 de setembro de 2021, aprovamos uma moção de apoio e solidariedade à Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia – Aduneb, que está enfrentando mais de dez processos judiciais. As ações foram movidas por Policiais Militares, motivadas pela nota de solidariedade do sindicato à comunidade cigana na região de Vitória da Conquista, vítima de sucessivos e intensos episódios de violência após as mortes, ainda não explicadas, de um soldado e um tenente da PM, num conflito com uma família cigana, no dia 13 de julho de 2021. Os processos dos policiais são uma tentativa explícita de intimidação e cerceamento do direito de manifestação.
Em tempo, reiteramos o conteúdo da nossa Nota de Solidariedade em defesa da população cigana, publicada em nosso site no dia 20 de julho de 2021; nossa solidariedade aos/às familiares dos policiais mortos, como fizemos na mesma Nota, além de exigirmos imediata apuração dos fatos ocorridos, conforme os trâmites legais.
A tentativa de intimidação da Aduneb atravessa esse sindicato, atingindo todas e todos nós. Não nos calaremos diante da violência cotidiana sofrida pela comunidade cigana, negras e negros, mulheres e comunidade LGBTQIA+!
Assembleia da Adufs
28 de setembro de 2021