ADUNEB avalia como positivas as reuniões com candidatas e candidato à Reitoria e Vice-Reitoria UNEB
A coordenação da ADUNEB encerrou, nesta semana, a penúltima fase do simpósio "A UNEB que temos e a UNEB que queremos: perspectivas de futuro em tempos pandêmicos". A atividade, após várias etapas que proporcionaram à categoria docente a realização de uma profunda reflexão sobre o papel da UNEB na defesa da democracia, da ciência, da vida e na transformação social, resultou em um documento (leia aqui) que foi entregue às três chapas que concorrem à Reitoria e Vice-Reitoria da universidade.
O documento traz um projeto de UNEB reivindicado pelo Movimento Docente e foi entregue pela coordenação da ADUNEB em reunião virtual. Na segunda-feira (13), o diálogo foi com as candidatas à Reitora e Vice-Reitora Adriana Marmori e Dayse Lago; na terça-feira (14), foi a vez da chapa composta pelo professor Marcelo Ávila e professora Sofia Souza; e na quarta-feira (15), a atividade foi com a chapa das docentes Carla Liane e Amélia Maraux.
As reuniões foram consideradas positivas pela Coordenadora Geral da ADUNEB, Ronalda Barreto. Durante os diálogos, a coordenação do sindicato pôde ressaltar a metodologia utilizada na construção do documento, sua importância, seu objetivo e destacar os principais pontos contidos no texto. Após as apresentações, as três chapas consideraram que as avaliações e reivindicações do Movimento Docente eram pertinentes para serem incorporadas em um programa de gestão da UNEB.
“As reuniões foram importantes, pois, além de evidenciarem a disposição de todas e todos ao diálogo e pelo fortalecimento da democracia interna da universidade, permitiram fazer complementos ao documento a partir das várias etapas que integraram o processo de construção do texto. Tivemos ainda a oportunidade de expor a análise que o setor jurídico da ADUNEB fez sobre a origem das violações de direitos impostas pelo governo estadual”, comentou a professora Ronalda Barreto.
Etapas do Simpósio
Na primeira etapa do Simpósio, no início do mês de julho, a partir da aplicação de uma pesquisa de opinião amplamente divulgada, foi realizada uma sistematização do pensamento de integrantes da comunidade acadêmica acerca dos problemas, virtudes e perspectivas de futuro da UNEB. Na sequência, realizou-se a mesa-redonda de abertura intitulada "A universidade na defesa da vida, da ciência e contra o desmonte dos serviços públicos".
A segunda fase do Simpósio foi composta por várias reuniões e rodas de conversa virtuais denominadas Encontros nos Territórios. A ação foi uma extensão do projeto ADUNEB em Casa, em que o sindicato oferece escuta atenta ao corpo docente em seus departamentos.
O Simpósio "A UNEB que temos e a UNEB que queremos: perspectivas de futuro em tempos pandêmicos" continua nesse mês de setembro com discussões acerca do financiamento da Educação Pública Superior, em parceria com o Fórum Estadual de Educação da Bahia. O primeiro debate – O Cenário do financiamento da Educação Pública Superior – aconteceu no último dia 15. O próximo evento, cujo título é “A educação superior e o sistema nacional de educação” se dará em 23 de setembro.
A última etapa do Simpósio será uma roda de conversa de encerramento, ainda a ser agendada.
A ADUNEB agradece a todas as professoras e professores da UNEB que compreenderam a importância, apoiaram e contribuíram para o êxito do Simpósio. A Coordenação do Sindicato, como representação legítima da categoria docente, mais uma vez, cumpriu o seu papel de porta-voz de professoras e professores, levando às futuras gestoras ou gestor da UNEB as reivindicações, anseios e reflexões que apontam qual o futuro da universidade desejado por todas e todos.