Avaliações e Reivindicações da categoria docente
Desde o início do mês de julho, a ADUNEB tem proposto ações diversas em que a categoria protagoniza uma avaliação das muitas dimensões que compõem a UNEB, tendo como eixos transversais os aspectos pedagógicos (graduação e pós-graduação), de infraestrutura e de gestão administrativa. Essas atividades fazem parte do Simpósio “A UNEB que temos e a UNEB que queremos: perspectivas de futuro em tempos pandêmicos'', cujo objetivo é debater o papel da universidade, enquanto instituição autônoma, no desenvolvimento social dos territórios, pela promoção da ciência.
De modo geral, a comunidade docente apontou a ausência de autonomia universitária como um dos principais problemas da UNEB. Em sua análise, essa falta de autonomia implica em questões fundamentais para o bom funcionamento dessa IES como, por exemplo, o não preenchimento de vagas para professores e professoras pela inexistência de concursos públicos e as diminutas condições para a realização de pesquisa científica. Na avaliação do corpo docente, o governo estadual não atua no sentido de que se consolide uma real superação das desigualdades sociais na Bahia; e a falta de enfrentamento da UNEB à precarização da oferta de serviços das universidades estaduais limita a oferta de uma melhor qualificação para o alunado.
No documento em anexo ao final deste texto está a síntese das discussões feitas durante as edições da atividade ADUNEB em Casa, ocorridas entre os dias 02 e 11 de agosto, da qual participaram docentes de todos os campi da UNEB. Essa síntese também se respalda nos dados obtidos da pesquisa de opinião aplicada por esta seção sindical entre os dias 07 e 15 de julho.