Nota de repúdio à atitude machista e misógina do Secretário de Saúde do Estado da Bahia
A Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia - ADUNEB vem a público repudiar a atitude misógina e machista do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, e prestar solidariedade e apoio à chef Angeluci Figueiredo.
No domingo, 1º de agosto, o secretário teve sua reserva no Restaurante da Preta, em Ilha dos Frades, cancelada e agrediu verbalmente a chef e proprietária do estabelecimento por meio de mensagens de WhatsApp. O restaurante estava fechado por recomendação da Capitania dos Portos devido ao mau tempo. Além de agredir Angeluci com palavras machistas, Fábio Villas Boas também ameaçou a chef de valer-se dos veículos de comunicação para disseminar imagem negativa de seu estabelecimento, fazendo flagrante uso de seu status de poder. Um poder evidentemente enraizado no patriarcado, na misoginia e no machismo.
A chef Angeluci Figueiredo tornou público o caso, ao passo que o Secretário se desculpou pelo Twitter dizendo ter sido “tomado pela emoção”, devido a sua frustração momentânea. Frustração, infelizmente, não momentânea, vivem xs baianxs que têm contabilizado mortes diariamente, em decorrência da COVID-19, da morosidade para que a vacinação chegue a todxs, e das atitudes arbitrárias, com aval da Secretaria de Saúde, que impõem a retomada das aulas presenciais sem que todxs estejam imunizadxs.
A ADUNEB presta toda sua solidariedade a Angeluci Figueiredo e reafirma sua postura contra qualquer tipo de preconceito e em defesa da vida, da igualdade de gênero e raça e de uma sociedade mais justa.
Mexeu com uma, mexeu com todas!