Notícias

ADUNEB realiza, nesta semana, rodas de conversa com docentes de diversos departamentos da universida



A ADUNEB dá prosseguimento a mais uma fase do simpósio “A UNEB que temos e a UNEB que queremos: perspectivas de futuro em tempos pandêmicos''. Nesta etapa, serão realizados quatro encontros com docentes dos diferentes territórios da universidade. O objetivo dessas rodas de conversa, que são uma extensão do programa “ADUNEB em Casa”, é aprofundar, em cada região, as questões trabalhadas e sistematizadas a partir da pesquisa de opinião realizada na primeira fase do simpósio. Por meio da escuta sensível, a seção sindical visa contemplar as especificidades da multicampia da UNEB em documento final, que será produzido e encaminhado axs futurxs candidatxs à reitoria, com o intuito de que este seja considerado como um instrumento que reflete o que o corpo docente unebiano entende como projeto de universidade. 

Cronograma dos Encontros nos Territórios:
  •  2 de agosto, segunda-feira, das 17h às 19h: Itaberaba, Lapa, Seabra e Barreiras
  • 3 de agosto, terça-feira, das 17h às 19h: Juazeiro, Xique-Xique, Irecê, Euclides da Cunha, Caetité, Jacobina e Brumado
  • 4 de agosto, quarta-feira, das 17h às 19h.: Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus e Ipiaú.
  • 6 de agosto, sexta-feira, das 17h às 19h: Conceição do Coité, Alagoinhas, Salvador, Guanambi, Camaçari, Valença e Senhor do Bonfim
Sobre o simpósio
O simpósio A UNEB que temos e a UNEB que queremos: perspectivas de futuro em tempos pandêmicos busca realizar, junto à categoria docente, uma reflexão sobre o papel da UNEB na defesa da democracia, da ciência e da vida e aprofundar o debate sobre o aperfeiçoamento dessa IES e, por conseguinte, sobre a transformação social por ela pretendida. Uma universidade que é pioneira em ações de inclusão social necessita, nesse contexto, avaliar o seu papel tendo em vista a reafirmação de seu caráter público, popular e inclusivo. 

Na primeira etapa do Simpósio foi feito um levantamento e uma sistematização do pensamento dos membros da comunidade acadêmica acerca da UNEB, a partir da aplicação de uma pesquisa de opinião, e, na sequência, realizou-se a mesa-redonda de abertura intitulada "A universidade na defesa da vida, da ciência e contra o desmonte dos serviços públicos". A segunda fase consiste em uma série de encontros para discussão sobre projeto de universidade, junto aos diversos territórios que compõem a UNEB. Por fim, haverá realização de uma roda de conversa de encerramento. Todas estas etapas do Simpósio visam à sistematização das reflexões da categoria em um documento que será encaminhado para xs candidatxs à reitoria, com as reivindicações e perspectivas dxs docentes da universidade.