Professora Fran Demétrio seguirá presente!
Uma das célebres frases do poeta e dramaturgo alemão do século XX, Bertolt Brecht, ressalta que existem pessoas que são imprescindíveis na luta. Assim foi a Profª Drª Fran Demétrio, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que, infelizmente, faleceu na quarta-feira (28), em Salvador.
A Associação dos Docentes da UNEB (ADUNEB) lamenta e manifesta profundo pesar pela morte da companheira e lutadora transativista Fran Demétrio, intelectual que, em uma sociedade patriarcal, racista e reacionária, rompeu paradigmas, sobretudo na defesa dos direitos da população transexual. Conhecida pela extrema generosidade na partilha de seus conhecimentos, colaborou de maneira importante no avanço das discussões, no âmbito acadêmico, sobre gênero, sexualidade e raça.
A Profª Drª Fran Demétrio foi a primeira docente trans da UFRB e pertencia ao Centro de Ciências da Saúde, além de ser docente no Mestrado Profissional em Saúde da Família da FIOCRUZ. Ela era doutora em Saúde Coletiva pela UFBA, com pós-doutorado em Filosofia pela UnB. Como pesquisadora, entre outras ações, destacou-se como coordenadora do Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, Gêneros e Sexualidades da UFRB.
A amigxs e familiares, nossas condolências e fraterno abraço.
Coordenação ADUNEB