ADUNEB promove uma série de atividades do Julho das Pretas
A ADUNEB, por meio da Coordenação de Gênero, Etnia e Diversidade e em parceria com docentes e grupos de estudos de diversos Departamentos da UNEB, promove uma série de atividades no contexto do Mês da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Trata-se do Julho das Pretas da ADUNEB: Nos queremos vivas!
De 23 a 27 de julho, as redes sociais da ADUNEB serão plataforma de visibilidade para intervenções artivistas com a publicação de uma série de vídeos produzidos por professoras e estudantes da UNEB. Coordenado pela Profa. Me. Elilia Camargo (DEDC Campus VIII - Paulo Afonso), “Diálogos com a Negritude” trará poemas de estudantes de Letras do DEDC Campus XXII - Euclides da Cunha. Esses poemas compõem o livro “Diálogos Poéticos com a Negritude”, que apresenta à comunidade acadêmica uma ferramenta de denúncia aos preconceitos e discriminações vivenciados pelo povo preto no cenário social. Ainda nesse gênero literário, a Profa. Dra. Anória Oliveira (DLARTES Campus II - Alagoinhas) homenageia as mulheres negras com o vídeo do poema “Cores e correntezas”, presente no livro “Mulher poesia: antologia poética” (vol 2), organizado por Ivan Almeida e publicado pela Editora Cogito. Voltada para o público infanto-juvenil, uma série de contação de histórias também integra essas intervenções artivistas. Novamente sob coordenação da Profa. Anória Oliveira, são apresentados os vídeos “Menina Rainha em tempos de pandemia e outras correntezas”, de NegrAnória d’Oxum (fragmentos de livro homônimo inédito), e "Makeba vai à escola”, do livro da escritora Ana Fátima, publicado também pela Editora Cogito.
Na segunda-feira, 26 de julho, às 19h, acontece a roda de conversa “Pretas Vozes Insurgentes de Mulheres”, realizada em parceria com o DCHT Campus XXI - Ipiaú. Participam da conversa a Profa. Dra. Mille Fernandes (GPMEB/PPGEDuc/UNEB), a Profa. Dra. Cris Sales (UNEB Campus III - Juazeiro), a Profa. Dra. Nilza da Silva Martins (UNEB Campus IX - Barreiras / CAEDT / Coordenadora de Subseções Departamentais da ADUNEB) e a Profa. Me. Marluce Freitas de Santana (UNEB Campus XXI - Ipiaú). O encontro terá transmissão ao vivo pelos perfis do Facebook e do YouTube da ADUNEB.
O “Sarau das Pesquisadoras Negras em Movimento: Lutar e Resistir” trará mística, música, poesia e dança em um encontro coordenado pela Profa. Dra. Edite Faria (DEDC Campus XIV - Conceição do Coité) e promovido em colaboração com Sarau das Mulheres de Fibra e o Quilombo Resistência Ubuntu. Dar visibilidade às lutas e ao protagonismo de mulheres de fibra que, mediante a ciência, a pesquisa, a dança, a música, a poesia, as artes plásticas e as vivências resistem e persistem esperançando é a proposta do sarau. O encontro será realizado no dia 29 de julho, quinta-feira, às 19h, via GoogleMeet e o link de acesso enviado por e-mail e grupos de WhatsApp. Acesso à sala sujeito à lotação (250 pessoas).
Para encerrar o Julho das Pretas da ADUNEB, sob coordenação da Profa. Dra. Isabelle Sanches (DEDC Campus XI - Serrinha) e da Profa. Dra. Cris Sales (DTCS Campus III - Juazeiro), acontecerá o Curso de Formação “Escrita Feminina Negra” no dia 30 de julho, a partir das 19h. O curso terá certificação e as inscrições devem ser feitas até as 15h do dia 30 clicando AQUI. O link para acesso ao GoogleMeet será enviado para o e-mail dos inscritos.