Notícias

ADUNEB convoca a categoria para o ato nacional Fora Bolsonaro, neste sábado (24)



 Docentes da UNEB irão ocupar as ruas contra o retorno precoce de atividades presenciais nas escolas públicas estaduais da Bahia, contra a Reforma Administrativa, pela aceleração da vacinação e pelo Fora Bolsonaro! A ADUNEB convoca a categoria para, neste sábado (24), novamente, mostrar a força do movimento docente e somar-se às manifestações que ocorrerão em todo o país. 

Nas mãos, bandeiras, faixas, álcool em gel e a coragem para mudar os rumos da nação. Em Salvador, a concentração será às 10h, no Campo Grande. A ADUNEB estará novamente unida à coluna da Frente Baiana pela Educação. Docentes do interior devem ficar atentxs às agendas locais. O Sindicato orienta para a utilização das máscaras PFF2 ou N95 e o respeito às normas de vigilância sanitária no combate à pandemia.

Reforma Administrativa

Durante a manifestação, docentes da ADUNEB farão o diálogo com a comunidade para alertar sobre os perigos da PEC 32/2020, defendida pelo presidente Bolsonaro, que está em tramitação no Congresso Nacional. Entre outras questões, será denunciado que o Governo Federal tem como objetivo o desmonte de serviços públicos como educação e saúde, fato que impactará principalmente na população brasileira de baixa renda. A PEC 32 também favorecerá a perseguição de servidorxs nas repartições e permitirá a demissão de trabalhadorxs concursadxs e a contratação de “indicadxs”, possibilitando o aumento dos casos de corrupção. Por trás desses ataques, está a intenção de enfraquecer o funcionalismo público, um dos principais focos organizados de resistência contra o presidente de extrema direita.

Não à aula híbrida sem a imunização

Além da pauta nacional, a ADUNEB marcará posição crítica à maneira autoritária e negacionista como o governador Rui Costa impõe o retorno às atividades presenciais nas escolas estaduais, com o sistema de ensino híbrido. Sem o debate com as representações de classe e o conjunto da sociedade, o líder do executivo ignorou o ainda excessivo número de mortes por Covid-19 no estado, exigindo o retorno das aulas no formato semipresencial na segunda-feira (26) e, ainda, ameaçando de corte os salários de docentes e as bolsas de auxílio de estudantes necessitados que não atenderem à sua convocação. A ADUNEB, integrante da Frente Baiana pela Educação, e o Comitê Baiano Vacina pelo SUS Já! defendem o retorno às atividades presenciais somente após a imunização completa de toda a população. 

NÃO à volta às aulas semipresenciais sem vacina para todxs!
 
NÃO à Reforma Administrativa!
 
#ForaBolsonaro